• Carregando...
Motel onde o corpo de Paulo César de Barros Morato foi encontrado | Folhapress/JC Imagem
Motel onde o corpo de Paulo César de Barros Morato foi encontrado| Foto: Folhapress/JC Imagem

O empresário Paulo César de Barros Morato, cujo corpo foi encontrado no dia 22 de junho em um motel de Olinda, em Pernambuco, morreu por envenenamento com pesticida - veneno conhecido como chumbinho. A causa da morte foi divulgada nesta quinta-feira (30), pela Polícia Civil de Pernambuco.

Morato, de 47 anos, estava foragido e era procurado pela Polícia Federal (PF) na Operação Turbulência, que investiga esquema de lavagem de dinheiro envolvendo 18 contas bancárias de empresas usadas para pagamento de campanhas eleitorais do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) em 2010 e 2014. O esquema movimentou R$ 600 milhões, segundo as investigações.

PF suspeita que esquema do avião irrigou campanha de Campos e Marina em 2014

Leia a matéria completa

Morato era dono da empresa que comprou o avião que transportava Campos quando caiu em Santos, no litoral paulista, matando o então candidato à Presidência da República, em 13 de agosto de 2014.

O exame das vísceras de Morato - cujo corpo permanece no Instituto Médico-Legal (IML) do Recife e ainda não foi reclamado pela família - apontou quadro de “intoxicação exógena por organofosforado”.

Laudos

Os peritos ainda trabalham em oito laudos sobre o caso, que devem ser concluídos nos próximos dias para determinar o local exato do envenenamento e por que o empresário estava no motel. Segundo o governo de Pernambuco, administrado por Paulo Câmara (PSB), a Polícia Civil agora trabalha para descobrir se Morato foi envenenado ou se cometeu suicídio.

A Polícia Federal acompanha o caso. Morato era dono da Câmara & Vasconcelos Locação e Terraplanagem, empresa titular de contas nas quais foram depositados pela empreiteira OAS, segundo a PF, os R$ 18 milhões usados para pagar o Cessna Citation que caiu em Santos.

A Operação Turbulência, iniciada em janeiro, efetuou prisões e apreensões baseadas em levantamentos de informações e provas coletadas também na Operação Lava Jato, que apura corrupção na Petrobras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]