• Carregando...

O deputado Áureo Ribeiro (SD-RJ), em seu segundo mandato, disse em entrevista ao GLOBO que não se lembra de quem pediu a elaboração de um requerimento cobrando informações sobre as licitações do Instituto Militar de Engenharia (IME), vinculado ao Exército. O parlamentar afirmou que o pedido não partiu de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atual presidente da Câmara, e negou ter proximidade com o deputado.

Identificamos em dois requerimentos do senhor a mesma situação de dois requerimentos da deputada federal Solange Almeida (PMDB-RJ), com “dep. Eduardo Cunha” como autor. Foi Cunha que elaborou os documentos, partiu do gabinete dele?

No caso do requerimento dos PDVistas, tem um grupo que luta há muito tempo por isso aí. Eles procuram todo mundo. Provavelmente, pediram isso para mim e para outros deputados. O outro eu não consigo lembrar quem pediu. Não consigo entender por que gerou essa autoria nos meus requerimentos e nos da outra deputada.

O senhor não sabe dizer por que o deputado Eduardo Cunha aparece como autor nos registros dos documentos?

Não sei. A mim ele não pediu nada. Eu não tenho relação com ele. Temos uma relação institucional, por ele ser presidente da Casa hoje.

Os senhores não são aliados?

Não.

São inimigos políticos?

Não, também não. A gente tem uma relação institucional. Ele é deputado, eu também sou deputado. Ele preside o Poder Legislativo. Mas não sou aliado.

E como era naquele contexto de 2011, quando o senhor estava chegando à Câmara?

Não havia nenhuma relação. Até porque eu cheguei na Casa sem experiência parlamentar nenhuma. Era meu primeiro mandato. Não era do metiê político.

Então, na opinião do senhor, o que pode explicar isso?

Acho que alguém pode ter me pedido, como devem ter pedido a vários deputados, se você fazer uma peneira, vai perceber vários deputados. Esses PDVistas pediram para um monte de gente. O do Exército eu apresentei e recebi depois um assessor parlamentar do ministério. Com as explicações, o requerimento perdeu o teor.

O senhor chegou a receber os documentos das licitações que pediu?

Não sei. Tem muito tempo isso. Eu passei por muitas comissões. A única clareza que eu tenho é que não tenho relação com Eduardo, para ter sido um pedido de Eduardo. Sempre fomos de partidos diferentes. Isso aconteceu só comigo?

Pela busca que fizemos, só com o senhor e com Solange.

Caramba! Mas não tem nada demais nesses requerimentos. Desculpa a expressão, mas isso não tem pé nem cabeça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]