• Carregando...
Fausto Pinato deixou a relatoria do processo de Eduardo Cunha após muita pressão. | Valter Campanato/Agência Brasil
Fausto Pinato deixou a relatoria do processo de Eduardo Cunha após muita pressão.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Depois de perder a relatoria do processo de cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) após mais uma manobra patrocinada pelo presidente da Câmara, o deputado Fausto Pinato (PRB-SP) confirmou ter recebido, em três ocasiões, oferta de propina para que seu parecer fosse favorável ao peemedemista. O relato foi feito em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Pinato já tinha deixado claro que era favorável a dar seguimento ao processo, que poderia terminar na cassação de Cunha.

Pinato informou ainda não conhecer as pessoas que fizeram as ofertas. Ainda de acordo com o parlamentar, deputados aliados de Cunha também o procuraram – ele omitiu o nome dos envolvidos. Quase sempre o pedido era para que tivesse “muita cautela com Eduardo Cunha”.

“[Pessoas desconhecidas chegavam e perguntavam:] ‘ Você que é o Pinato? Olha, pensa bem, pode mudar sua vida [o deputado faz sinal de dinheiro com as mãos]’. E eu recebi também uns dois telefonemas. ‘Pensa bem na tua família’”, disse ele.

O deputado deixou de ser relator do processo de cassação depois de uma jogada política do presidente da Câmara e foi substituído pelo parlamentar Marcos Rogério (PDT-RO), que promete apresentar na próxima terça-feira (15) um parecer sobre o andamento do processo de cassação de Cunha. “Fui tirado da relatoria porque estava fazendo um trabalho sério e independente”, afirmou Pinato à Folha. “Como eu virei relator, a pressão era muito forte [...] Eu vou fazer o que é certo e a minha parte dentro da minha consciência”, completou o deputado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]