• Carregando...
Othon Luiz Pinheiro da Silva foi preso nesta terça. | Antonio Cruz/ABr
Othon Luiz Pinheiro da Silva foi preso nesta terça.| Foto: Antonio Cruz/ABr

Diretor-presidente licenciado da Eletronuclear preso nesta terça (28) na 16ª fase da Operação Lava Jato , Othon Luiz Pinheiro da Silva fez sua carreira na Marinha, onde se formou como oficial em 1960.

PF deflagra a 16ª fase da Operação Lava Jato

Força-tarefa afirma ter identificado R$ 4,5 milhões em propina pagos por empresas para o presidente licenciado da Eletronuclear, preso nesta terça-feira (28)

Leia a matéria completa

Segundo um dos procuradores integrantes da força-tarefa da Lava Jato, Silva recebeu R$ 4,5 milhões em propina. Os pagamentos, diz a investigação, foram efetuados entre 2009 e 2014.

O executivo –afastado do comando da estatal desde abril– foi preso na manhã desta terça-feira (28) no Rio em nova fase da Lava Jato, que investiga contratos firmados com a Eletronuclear, as obras da usina nuclear Angra 3 e pagamentos de propina a funcionários da estatal, uma subsidiária da Eletrobras.

Quando se aposentou em 1994 da Marinha, Silva era vice-almirante do Corpo de Engenheiros e Técnicos Navais, o mais alto posto da carreira naval para oficiais engenheiros.

Vice-governador que disse ‘cagar’ para a Lava Jato reforça pedido de arquivamento

João Leão (PP-BA) argumenta que acusações são baseadas em trechos descontextualizados de depoimentos de delatores

Leia a matéria completa

Segundo a Academia Nacional de Engenharia, Silva estudou engenharia naval na Escola Politécnica da USP, onde se formou em 1966, e fez mestrado em engenharia mecânica no MIT ( Massachussetts Institute of Technology), com especialização em engenharia nuclear. De 1982 a 1984 foi diretor de pesquisas de reatores do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares). Em 2005, Silva assumiu como diretor-presidente da Eletrobras Eletronuclear.

Procurada pela reportagem, a Marinha informou que Silva é reformado e foi licenciado do serviço ativo em 1994.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]