• Carregando...

A família de Gilmar Rafael Yared fará uma passeata pelas ruas de Curitiba na manhã do próximo domingo (24). A caminhada sairá às 10 horas do local onde aconteceu o acidente que matou o rapaz e o amigo dele, Carlos Murilo de Almeida, no cruzamento das ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Paulo Gorski, no Mossunguê, e seguirá até o Parque Barigui. O anúncio foi feito pela mãe de Yared, Cristiane Yared, durante entrevista à apresentadora Ana Maria Braga, no programa Mais Você, da Rede Globo, nesta quarta-feira (20).

"Será uma passeata pela paz, para pedir justiça", explicou Cristiane. Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, morreu no último dia 7 de maio em um acidente de trânsito que envolveu o deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB) e também tirou a vida de Carlos Murilo de Almeida, de 20. No momento da colisão, Carli Filho dirigia com a habilitação suspensa e, conforme exames comprovaram, estava embriagado.

Na entrevista desta quarta-feira, a mãe de Yared disse que espera que a Justiça diga como Carli poderá ser responsabilizado pelas mortes. "De maneira nenhuma espero que o deputado morra", acrescentou. Falando à mãe do deputado, Ana Rita Slaviero Carli, Cristiane pediu que não ela se sinta culpada. "A responsabilidade não foi sua", disse. No último domingo (17), em entrevista ao Fantástico, Ana Rita disse que se pergunta onde pode ter errado na formação do filho. "Você cria um filho, faz tudo por ele, ensina os primeiros passos e, de repente, você se vê envolvida numa tragédia dessa, numa dor dessa, aonde a vida para".

Nesta quarta-feira, Cristiane contou ainda que tem recebido apoio de diversas mães de todo o país, que ficaram comovidas com a história. "O Brasil todo é uma grande família", disse, agradecendo à sensibilidade da população. Ela relatou ainda que chorou durante três dias e três noites seguidas após o acidente.

A entrevistada reclamou da demora para o caso repercutir em nível nacional. "Houve um acobertamento das informações. A imprensa só ficou sabendo da história seis dias depois do acidente", disse.

Assembleia

Por conta do acidente, o advogado Elias Mattar Assad, que representa a família de Gilmar Rafael Yared, protocolou um pedido de cassação do mandato de Carli Filho por quebra de decoro parlamentar. Na segunda-feira (18), o corregedor-geral da Assembleia Legislativa, Luiz Accorsi (PSDB) encaminhou uma notificação ao deputado, que está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Desde então, o parlamentar tem 10 dias de prazo para apresentar sua defesa.

Accorsi terá 30 dias para apresentar o relatório final baseado na defesa de Carli Filho e nas investigações policiais. Depois de concluído, o relatório será entregue à Mesa Executiva, que deve encaminhar o processo para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que terá mais 30 dias para elaborar um relatório recomendando a cassação ou não do mandato de Carli Filho. Será analisado se houve quebra de decoro parlamentar por ele dirigir com carteira de habilitação suspensa e alcoolizado. A última etapa do trâmite será a votação do relatório no plenário. Segundo a Constituição Estadual, a votação tem de ser aberta.

Sindicância

Na terça-feira (19), o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR)confirmou a abertura de uma sindicância para apurar a conduta do Hospital Evangélico no atendimento ao deputado estadual Carli Filho, que ficou quatro dias internado na UTI da instituição. Na última segunda-feira, a família de um dos jovens mortos no acidente havia protocolado um pedido para que o Conselho investigasse o caso.

Carli Filho ainda se recupera de uma cirurgia de reconstrução dos ossos da face, continua se alimentando por meio de uma sonda no estômago e respira através de traqueostomia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]