• Carregando...
As obras da UBS Jardim Aliança, na rua José Ursulino Filho, no Santa Cândida, que estão paradas | Hugo Harada/Gazeta do Povo
As obras da UBS Jardim Aliança, na rua José Ursulino Filho, no Santa Cândida, que estão paradas| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Nos discursos que fez em suas duas cerimônias de posse, o prefeito Rafael Greca (PMN) prometeu retomar a construção de obras que estão paradas na capital paranaense. Na Câmara Municipal, a promessa foi a conclusão de casas populares no Parolin e da Unidade de Saúde (UBS) Jardim Aliança, no Pilarzinho; no Memorial de Curitiba, Greca afirmou que em sua gestão vai concluir as obras da Linha Verde.

Veja uma lista de obras que a nova gestão promete concluir

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSDB), que também ocupa o cargo de secretário municipal de Obras Públicas, afirmou que por conta do pouco tempo de gestão, ainda não há detalhamentos sobre as intervenções, mas que a pasta já definiu que as três ações prioritárias da cidade serão a conclusão da Linha Verde, o recapeamento de ruas e também obras previstas no “PAC Drenagem”.

Prefeitura promete pagar hospitais filantrópicos até segunda-feira (9)

Leia a matéria completa

Pimentel afirmou que para viabilizar as intervenções a equipe da prefeitura já está conversando com os governos federal e estadual.

“O prefeito já esteve com o presidente da Caixa e com o ministro das Cidades, em Brasília. Eu também já conversei com a Caixa e semana que vem já vamos começar com os grupos técnicos de trabalho para não perder convênios e recursos”, afirmou.

Segundo o secretário, a gestão está confiante na parceria com o governo federal mesmo diante do cenário de crise econômica.

“Sabemos que a situação financeira do Brasil não é boa, continua da mesma forma [que no ano passado], mas estamos confiantes em buscar recursos do governo federal e também do governo estadual, com quem já tivemos algumas conversas”, afirmou.

Para Pimentel, um exemplo de que as secretarias municipais vão trabalhar articuladas para garantir a execução de obras no município foi a recuperação do asfalto do cruzamento da Rua Desembargador Westphalen com a Avenida Visconde de Guarapuava, que foi danificado com a chuva de segunda-feira (2).

“Quinze horas depois da chuva já estávamos fazendo o reparo da rua equipe. Como a não havia provimento financeiro, foi necessário um trabalho conjunto das secretarias de Governo, Finanças e Obras”, relatou.

Confira as obras que a nova gestão prometeu concluir

Pavimentação

O secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, disse que a prefeitura já está trabalhando na elaboração de um programa de recapeamento das ruas e em um plano de pavimentação. Entre outros trechos, esta ação incluiria a conclusão de obras que estão em andamento, como a revitalização da Raul Pompéia, na CIC. Segundo a prefeitura, a obra está em fase final, com mais de 80% dos trabalhos executados.

Casas populares

Outra promessa de Greca é a conclusão da construção de habitações de interesse popular no Parolin. Segundo a Cohab, nos últimos anos foram entregues 470 unidades habitacionais na região, mas ainda resta finalizar a construção de 14 sobrados que estão com as obras paradas. Os recursos para a construção já foram disponibilizados pelo Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e o início das obras aguarda o início do processo licitatório.

Unidade de Saúde

A Unidade de Saúde Jardim Aliança, no bairro Santa Cândida começou a ser construída em dezembro de 2012 e a previsão de entrega era setembro de 2013. Entretanto, até meados de dezembro de 2016 a obra não havia sido concluída e estava parada com apenas 72% dos trabalhos executados. Segundo o Executivo Municipal a paralisação ocorreu devido a problemas administrativos e financeiros da empresa contratada na época.

Somente nos últimos dias da gestão de Gustavo Fruet (PDT) a prefeitura conseguiu resolver a situação e retomar a construção da US. O secretário Eduardo Pimentel não detalhou o cronograma de execução da obra, mas garantiu sua breve conclusão.

CMEI

Outra obra que a nova gestão promete retomar é o Centro Municipal de Educação Infantil Vila Nori, no Pilarzinho. O CMEI começou a ser construído em abril de 2015 e a previsão inicial de conclusão era janeiro de 2016. Segundo o secretário Eduardo Pimentel, a obra está parada há seis meses.

Linha Verde

A previsão contida no Plano de Mobilidade elaborado no início da gestão de Gustavo Fruet era de que as obras da Linha Verde ficassem prontas até o fim de 2016. A promessa incluía a implementação da linha Ligeirão Atuba/CIC Sul, que transportaria 45 mil passageiros/dia. Entretanto, ainda há dois lotes sendo construídos e outros três cujas obras não foram iniciadas. Segundo informações enviadas pela gestão Fruet, o atraso ocorreu por sobrecarga de trabalho sobre a mesma equipe de servidores, pela falta de recursos do governo federal e pela complexidade dos projetos.

Como uma das formas de viabilizar a conclusão do trecho restante, o prefeito Rafael Greca, ainda antes de tomar posse, foi a Brasília propor que os recursos que seriam destinados ao metrô sejam realocados para a Linha Verde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]