• Carregando...
Traiano, presidente da Alep: “Procuradoria irá apontar o caminho”. | Pedro Oliveira/Alep
Traiano, presidente da Alep: “Procuradoria irá apontar o caminho”.| Foto: Pedro Oliveira/Alep

Um grupo formado por juristas e professores universitários protocolou, nesta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), um pedido de impeachment do governador Beto Richa (PSDB). Com cerca de 6 mil assinaturas, o documento tem como base os confrontos registrados no Centro Cívico, no dia 29 de abril, que deixaram 213 pessoas feridas.

Auditores arrecadavam dinheirocom empresas em nome do Provopar

Gravação mostra que verba foi usada para comprar cobertores que eram distribuídosnos municípios

Leia a matéria completa

Na denúncia, os advogados acusam o tucano de crime de responsabilidade por atentar contra as constituições federal e estadual. Segundos eles, Richa desrespeitou o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais ao valer-se da Polícia Militar (PM) para “praticar abuso do poder ou tolerar” essa prática; ao “subverter por meios violentos a ordem política e social”; e ao “provocar animosidade entre as classes armadas e as instituições civis”.

Também argumentam que o governador não agiu com probidade administrativa por usar de violência para coagir ilegalmente funcionários públicos e por atuar de forma incompatível com o decoro do cargo.

Presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB) informou que a Procuradoria da Casa irá “apontar o caminho a ser seguido”.

O parlamentar poderá optar pelo arquivamento do pedido ou por leva-lo à votação em plenário, onde serão necessários os votos de dois terços dos 54 deputados para que ele seja aceito.

Por meio da assessoria de imprensa, o Executivo afirmou que o pedido não tem fundamento algum e que aguardará o trâmite no Legislativo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]