• Carregando...
José Serra pediu demissão do ministério das Relações Exteriores | Valter Campanato/Agência Brasil
José Serra pediu demissão do ministério das Relações Exteriores| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (23) traz publicada a exoneração do tucano José Serra do cargo de ministro das Relações Exteriores. Serra pediu demissão na noite de quarta-feira (22) alegando problemas de saúde.

Em carta entregue ao presidente Michel Temer, o agora ex-chanceler disse que esses problemas, que seriam do conhecimento do presidente, o impediriam de manter o ritmo de viagens internacionais exigido pelo cargo e até mesmo de cumprir agendas do dia a dia.

Em dezembro, Serra passou por cirurgia na coluna e o tempo de restabelecimento adequado é de quatro meses, segundo o ex-ministro informou a Temer na carta de demissão. No documento, Serra informou ainda que retornará ao Congresso e reassumirá seu mandato de senador pelo PSDB de São Paulo.

Temer ficou surpreso com carta de demissão

A carta entregue por Serra surpreendeu Temer. Em conversa, o presidente tentou demovê-lo da ideia, mas não obteve sucesso, já que Serra apresentou a ele seus exames recentes e explicou que os médicos exigiram dele quatro meses de tratamento mais dedicado e até uma permanência maior em São Paulo.

Os dois são amigos de muitos anos e conversaram por quase uma hora. Na conversa, Temer agradeceu a colaboração de Serra no Itamaraty, desejou que ele possa se dedicar ao tratamento e que tenha uma breve recuperação. Na carta de demissão, o ex-ministro salientou que solicitava sua exoneração do cargo de Ministro das Relações Exteriores, “com tristeza”. O ex-ministro, na carta, disse ainda que foi “motivo de orgulho” integrar a equipe de Temer. A exoneração, a pedido, será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira. Marcos Galvão ficará interinamente no cargo.

Tomado pela surpresa, o presidente confidenciou a auxiliares que não pensa em tomar uma decisão, de imediato. No momento, Temer tem pressa em resolver quem será o novo ministro da Justiça, cargo que está sendo alvo de disputa dos partidos políticos e até de integrantes dos meios jurídicos.

Certamente o Ministério das Relações Exteriores se tornará um novo palco de disputas políticas pela ocupação do cargo, que estava com o PSDB. Em momento de discussão de temas polêmicos como a reforma da Previdência, Temer quer pensar no assunto com mais calma, durante os dias de descanso que pretende tirar nos feriados de Carnaval. O presidente não decidiu ainda mas está cogitando passar uns dias na base naval de Aratu, na Bahia, descansando com a família.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]