• Carregando...
Juiz Sergio Moro vai analisar pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Juiz Sergio Moro vai analisar pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira, que estava incumbida de decidir sobre o pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu nesta segunda-feira (14) transferir o caso ao juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato , tocada por procuradores e pela Polícia Federal.

O caso irá da 4ª Vara Criminal da capital paulista à 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), onde tramita a Lava Jato.

De acordo com a decisão, as acusações da promotoria de São Paulo de que Lula teria cometido crimes de lavagem de dinheiro visam “trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) e pelo Ministério Público Federal”.

"Companheiros compraram sítio para eu ter onde descansar", diz Lula

Leia a matéria completa

O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão do ex-presidente em denúncia apresentada na última quarta-feira (9) sobre o tríplex em Guarujá (litoral de São Paulo), que teria sido preparado para a família do petista.

O ex-presidente é acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, crimes que podem render de 3 a 10 anos de prisão e de 1 a 3 anos, respectivamente. Sua mulher, Marisa Letícia, e um dos filhos do casal, Fábio Luís Lula da Silva, também são acusados de lavagem de dinheiro.

A denúncia contra Lula tem 36 volumes. A análise desse material deverá tomar alguns dias.

A juíza, conhecida pela discrição e rigor técnico, já havia relatado a colegas do Fórum da Barra Funda sua preocupação com a superexposição do pedido.

Nas prisões da Operação Lava Jato, as detenções foram determinadas durante a fase de investigação, não em paralelo à decisão sobre a abertura de ação criminal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]