• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) determinou que uma empresa concessionária pague R$ 15 mil de indenização por danos morais a uma consumidora, devido ao desabastecimento de água em sua residência, no oeste catarinense. O acórdão confirmou uma decisão de primeira instância que já tinha condenado a concessionária.

A relatora do caso, desembargadora Vera Copetti, aceitou as provas de que a consumidora não conseguiu realizar atividades básicas e prioritárias por diversas vezes ao longo do ano de 2013, experimentando “dias de caos” em sua própria casa. A concessionária alegou na apelação que a consumidora deveria ter em sua casa um reservatório para emergências, mas ficou a ver navios, porque o tribunal considerou que “tal reservatório não teria impedido, por si só, o desabastecimento. Ele apenas retardaria a percepção da falta d´água”.

Inversão do ônus da prova

O tribunal também considerou que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) se aplica ao caso. Por isso, confirmou a inversão do ônus da prova, cabendo à empresa comprovar que não teria havido interrupção do serviço.

Segundo o inciso VIII do artigo 6º do CDC, a inversão do ônus da prova é um direito básico do consumidor quando há verossimilhança das alegações e hipossuficiência técnica demonstrada. Por exemplo, quando há uma variação muito grande na cobrança de contas, se a empresa concessionária não comprovar a razão do aumento destoante naquele mês, o consumidor pode ser ressarcido de acordo com sua média mensal de consumo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]