• Carregando...
O advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso propôs uma agenda à plateia que lotou o Teatro Positivo com dez temas relevantes para o desenvolvimento do país | Fotos: Elton Damásio/ Gazeta do Povo
O advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso propôs uma agenda à plateia que lotou o Teatro Positivo com dez temas relevantes para o desenvolvimento do país| Foto: Fotos: Elton Damásio/ Gazeta do Povo

Propostas

Veja quais são os 10 temas de alta relevância para o Brasil:

1 Construir uma nova narrativa para a autocompreensão do país.

2 Realizar uma reforma política ampla e urgente.

3 Investir em saneamento básico como política de saúde preventiva.

4 Reformular o sistema penal brasileiro.

5 Ter um projeto educacional ambicioso, com ênfase no professor e no ensino médio.

6 Ampliar as ações de trânsito de modo a reduzir as mortes.

7 Avançar na garantia de direitos humanos e sociais.

8 Proteger as minorias, especialmente pobres e negros.

9 Tornar o orçamento público mais transparente.

10 Promover mudanças no ambiente jurídico, marcado pela alta litigiosidade.

Sistema de cotas

Pelo fim das disparidades sociais no Brasil

Rodrigo Batista, especial para a Gazeta do Povo

O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) participaram do debate "Cotas Raciais e Sociais", na Conferência Nacional dos Advogados. Bastos defendeu a política de cotas raciais a fim de integrar a população afrodescendente aos serviços básicos. Já Torres manifestou-se a favor de cotas apenas sociais para favorecer toda a população de baixa renda.

Apesar de posições contrárias, os dois concordaram em alguns pontos. "Precisamos diminuir as disparidades sociais", afirmou o senador. Depois, defenderam o uso da ação afirmativa. Bastos falou que as cotas "não podem existir eternamente, como patrimônio e reserva de mercado. Elas devem ser feitas para se contrapor a essa crescente desigualdade de acesso aos bens essenciais".

Além disso, o ex-ministro e Torres concordaram sobre a importância de lutar contra o racismo. "Isso deve ser banido da ordem individual e coletiva", afirmou o senador. Bastos, na defesa das cotas raciais, disse que no Brasil ainda existe um racismo velado que pode ser encontrado na posição dos negros no trabalho. Segundo ele, as disparidades trabalhistas entre negros e brancos aumentou entre 1996 e 2007. "Isso só diminui com igualdade mediante a justiça distributiva", disse, defendendo o acesso aos bens sociais.

  • O senador Demóstenes Torres falou da importância da luta contra o racismo:
  • O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos defendeu a reserva de vagas para negros, mas disse que as cotas
Veja também

Dez temas de alta relevância para o Brasil. Foi o que apresentou o advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso na palestra de encerramento da 21.ª Conferência Nacional dos Advogados, ontem, em Curitiba. Partindo do tema "Democracia, Desenvolvimento e Dignidade Humana: Uma Agenda para os Próximos Dez Anos", Barroso elencou audaciosas propostas para o Judiciário, o Exe­cutivo e a sociedade brasileira.Em primeiro lugar, o jurista propôs que o país faça um exercício de pensamento que ajude a definir seu lugar no mundo. Para tanto, sugeriu a realização de um concurso multidisciplinar sob o tema "Uma nova narrativa para o Brasil", para promover a pesquisa sistemática e o pensamento original que contribuam para a autocompreensão do país, sua gente e seu lugar no mundo.

A segunda proposta coincide com o que chamou de "grande con­­­­senso nacional", que é a necessidade de uma ampla e urgente re­­­­­­forma política. Só assim, alerta Barroso, seria possível produzir um arranjo institucional que diminua o custo das campanhas, que dê autenticidade aos partidos, que seja capaz de absorver crises e ajude na formação de maiorias políticas estáveis no Par­­la­mento.

Saneamento básico foi sua terceira proposta, tida como "a principal política pública de saúde preventiva" e a quarta sugestão foi a busca de um sistema punitivo que cumpra adequadamente as funções da pena criminal, uma vez que o atual não previne, não ressocializa e gera a sensação de impunidade. Um projeto educacional am­­bicioso foi a quinta proposta apresentada na conferência, com ênfase em programas nacionais de ca­­pa­­citação de professores, uso am­­plo dos recursos tecnológicos para educação a distância e com o ensino médio elevado à condição de prioridade máxima.

Trânsito

A sexta medida seria retirar "o glamour da velocidade irresponsável e o clima de festa da embriaguez", apontando as mortes no trânsito como outro grave problema brasileiro. Na palestra, o constitucionalista disse que, em 2010, os acidentes de trânsito causaram mais de 40 mil mortes, sendo necessárias conscientização, fiscalização e repressão para reduzir a estatística. Mais avanços em termos de direitos humanos foi a sétima proposta, com foco também no tocante aos direitos sociais. Como desdobramento da discussão acerca desses direitos, a proteção das minorias foi sua oitava sugestão, com um Estado capaz de assegurar a descriminalização do aborto, ações afirmativas para pobres e negros, e direitos aos homossexuais. A penúltima proposta teve como foco a transparência em relação ao orçamento público, ainda considerado uma "caixa preta, desconhecida e inacessível".

Por fim, a décima proposta de Bar­­roso abrange imediatas transformações no mundo jurídico, mar­­cado pela alta litigiosidade. Entre as principais sugestões, estão o incentivo à cultura das soluções consensuais, a instituição de um Exame Nacional de Magistratura co­­mo requisito para inscrição nos concursos para juiz e o aprimoramento do mecanismo da repercussão geral no Supremo Tribunal Fe­­deral.

Documento

Evento lança a Carta de Curitiba

A leitura da Carta de Curitiba encerrou oficialmente a conferência. Alguns dos principais pontos do documento foram a crença em uma imprensa livre, sujeita apenas aos controles sociais; rejeição aos abusos do Estado policial; defesa da autonomia dos indivíduos nas suas escolhas existenciais, da liberdade de religião à liberdade de orientação sexual; condenação dos modelos políticos que favorecem o benefício privado e uma reiteração da luta para preservar a qualidade do ensino jurídico no Brasil.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, agradeceu a participação de todos. "Aqui em Curitiba, concluímos que a advocacia continua exatamente onde deveria estar: na vanguarda das lutas em prol do fortalecimento do nosso país". Para o presidente da seção Paraná da OAB, José Lúcio Glomb, esta foi a mais completa conferência já realizada.

Colaborou Lívia Lakomy, especial para a Gazeta do Povo

* * * * *

Interatividade

Que outros temas deveriam ser inseridos na agenda do governo para os próximos dez anos?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]