• Carregando...
Sergio Moro, juiz responsável pela Lava Jato. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Sergio Moro, juiz responsável pela Lava Jato.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A Operação Lava Jato chega a sua 19ª fase no mesmo dia em que a soma das condenações ultrapassa a marca dos 300 anos. No total, segundo informações do Ministério Público Federal (MPF), as condenações na Justiça Federal chegaram a 301 anos, 3 meses e 25 dias, considerando penas em regime fechado e sanções alternativas – aplicadas principalmente para réus que assinaram acordos de delação premiada.

INVESTIGAÇÃO: Entenda a Operação Lava Jato

Outros números da Operação Lava Jato também batem recordes, como o valor recuperado até então: R$ 1,8 bilhão. O montante supera em 50 vezes os valores que o Brasil trouxe de volta do exterior, por meio de ações judiciais, em dez anos. Já foram feitos 53 pedidos de cooperação internacional. A pretensão do MPF é ousada: devolver para os cofres públicos os R$ 6,1 bilhões pagos em propina.

Grande parte do dinheiro só foi encontrado, conforme o MPF, devido aos inúmeros acordos de colaboração premiada firmados com os investigados: já passam dos 30. Ao menos 33 acusações já foram abertas pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, atentado ao sistema financeiro, formação de quadrilha e tráfico internacional de drogas, envolvendo pelo menos 150 pessoas.

Outras cinco acusações de improbidade administrativa foram abertas contra 37 pessoas e empresas. Quando se fala no trabalho realizado pela Polícia Federal (PF), pode-se citar ao menos 350 mandados de busca e apreensão realizados até então e pouco mais de uma centena de mandados de prisão em um ano e meio de operação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]