• Carregando...
O vereador de Curitiba Cristiano Santos é um dos candidatos que não poderá aparecer na TV e no rádio. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
O vereador de Curitiba Cristiano Santos é um dos candidatos que não poderá aparecer na TV e no rádio.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

A partir desta quinta-feira (30), os pré-candidatos a cargos eletivos que participam ou coordenam programas de televisão ou rádio são obrigados a deixar a programação diária. A lei eleitoral proíbe a veiculação de “tratamento privilegiado a candidato, partido, coligação ou representantes”. Em Curitiba, a determinação legal atinge pelo menos dois vereadores que vão concorrer à eleição. A lei prevê multa e o cancelamento do registro da candidatura de quem descumprir a norma.

O artigo 45 da Lei Geral das Eleições ainda proíbe a divulgação de “nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, inclusive se coincidente com o nome do candidato ou com a variação nominal por ele adotada”.

A proibição atinge o vereador Edmar Colpani (PSB), apresentador do programa “Tarde Total”, da Rádio Banda B, que mistura humor e entretenimento. Ele também já teve um programa na RIC TV. Colpani é pré-candidato à reeleição. A medida também altera a rotina de Cristiano Santos (PV), vereador mais votado na eleição de Curitiba de 2012. Ele é jornalista e filho do apresentador Roberto Acciolli. Santos apresentava o “Jornal da Tarde”, na Rádio Difusora AM 590, e do programa policialesco “Programa 190”, na Rede CNT, junto do pai. Ele também é pré-candidato à reeleição.

Outros dois vereadores, Tito Zeglin (PDT) e Zé Maria (SD), também já tiveram programas em rádio e televisão. Zé Maria também é pré-candidato e já não comanda mais o programa “Amor Sem Limites”. Já Zeglin apresentava o “Programa Tito Zeglin”, na Rádio Colombo.

Outros candidatos

A proibição atinge ainda o apresentador Marcelo Fachinello, das rádios Transamérica e Educativa, que vai concorrer a uma vaga na Câmara Municipal pelo PTB. O jornalista deixou a programação normal depois do clássico Atletiba da noite quarta-feira (29). Em sua página pessoal no Instagram, Fachinello escreveu, na terça-feira (28): “Os políticos precisam entender que governam para o povo. É necessário governar permitindo que a população possa cobrar, criticar e sugerir mudanças. Só assim será possível recuperar a confiança que os brasileiros depositam em seus representantes”.

Outro nome conhecido do dia a dia do curitibano é o de Herivelto Oliveira, ex-âncora da RPC e da RIC. Ele é pré-candidato a vereador pelo PPS e já apareceu em programas do partido, em flashes eleitorais. Herivelto é proprietário de uma empresa de treinamento de mídia, assessoria e reportagem corporativa.

Próximos passos

A campanha eleitoral de veiculação obrigatória na televisão e no rádio começa no dia 26 de agosto. Com a reforma eleitoral de 2015, o período da propaganda foi reduzido de 45 para 35 dias. No rádio, a propaganda será transmitida das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os candidatos vão se apresentar das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. O 1º turno acontecerá no dia 2 de outubro.

Outros “famosos”

Vencedor do “Big Brother Brasil 2015”, o paranaense Cézar Lima transferiu seu título de eleitor de Guarapuava para Curitiba e deve ser candidato a vereador no pleito de outubro. Ele está coligado ao PSC (Partido Social Cristão).

O ator e comediante Claudinho Castro também concorrerá a uma vaga na Câmara Municipal, pelo PV (Partido Verde). Claudinho participou da campanha de Gustavo Fruet (PDT) para a prefeitura de Curitiba em 2012 e fez parte da equipe de redes sociais da “Prefs”. “Sexta-feira meu último dia na prefeitura de Curitiba, estou saindo, para tocar meu projeto, sou pré-candidato a vereador e por esse motivo tenho que me desligar do serviço público”, afirmou, nessa semana, no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]