• Carregando...
Capa do livro Os quatro compromissos: obra traz ensinamentos do povo tolteca, que habitou o México antes da descoberta da América |
Capa do livro Os quatro compromissos: obra traz ensinamentos do povo tolteca, que habitou o México antes da descoberta da América| Foto:

Trechos

Leia algumas passagens do livro Os quatro compromissos:

1 – Seja impecável com sua palavra

"Vamos tomar o exemplo de Hitler: ele enviou todas aquelas sementes de medo e elas germinaram e conseguiram provocar destruição em massa. Percebendo o enorme poder da palavra, precisamos compreender que tipo de poder sai de nossas bocas. Um temor ou dúvida plantado em nossas mentes pode gerar um drama infinito de eventos. A palavra é como um encantamento, e os seres humanos usam a palavra como feiticeiros, colocando impensadamente encantamentos uns nos outros."

2 – Não leve nada para o lado pessoal

"Não levo as coisas para o lado pessoal. O que quer que você pense, como quer que se sinta, sei que é problema seu, e não meu. É a forma como você vê o mundo. Não se trata de nada pessoal, pois você está lidando consigo mesmo, não comigo. Os outros vão ter outra opinião, de acordo com seu sistema de crenças; portanto, nada do que pensem sobre mim corresponde a mim, mas a eles."

3 – Não tire conclusões

"A forma de evitar tirar conclusões é fazer perguntas. Se você não compreende, pergunte. Tenha a coragem de perguntar até que as coisas fiquem tão claras quanto possível, e, mesmo assim, nunca imagine que sabe tudo o que há para saber numa determinada situação.

Uma vez ouvida a resposta, não terá de tirar conclusões, porque saberá a verdade."

4 – Dê sempre o melhor de si

"A maior parte das pessoas vai para o trabalho todos os dias pensando apenas no pagamento e no dinheiro que irá conseguir com o trabalho feito. Elas mal podem esperar pela sexta-feira e pelo sábado, ou qualquer que seja o dia de o pagamento sair. Estão trabalhando pela recompensa e, como resultado disso, resistem ao trabalho. Tentam evitar a ação, o que a torna mais difícil; portanto, não fazem o melhor."

História

Quem foram os toltecas?

Os toltecas foram um povo pré-colombiano que viveu no atual território do México, provavelmente entre os séculos 10 e 12. Viveram na região do atual estado de Hidalgo. Supostamente tiveram contato com os maias. Sabe-se que tiveram boa evolução no terreno da arquitetura e das artes.

Foram antecessores na região dos astecas que, mesmo muito tempo depois do auge da cultura dos toltecas, continuaram se referindo a eles como exemplo de civilização, especialmente no campo das artes.

Quando nasce, o ser humano é livre. No entanto, para que ele se acomode ao mundo, com suas tradições, preconceitos e erros, toda criança acaba involuntariamente assumindo "compromissos" que lhe são impostos pelos mais velhos. Para reaver a liberdade, é preciso quebrar esses velhos compromissos e assumir quatro novos comportamentos. Eles levarão a pessoa do "inferno" para o "céu".

Essa é a tese básica do livro favorito do governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB). Os quatro compromissos – o livro da filosofia tolteca, escrito por Don Miguel Ruiz, foi publicado originalmente em 1997. Virou um best-seller: permaneceu na lista de mais vendidos do jornal norte-americano The New York Times por mais de oito anos. A revelação de que o livro é seu predileto foi feita à Gazeta do Povo durante a sabatina realizada duas semanas antes da eleição.

O livro supostamente recupera a sabedoria do povo tolteca, uma antiga civilização que habitou a região do México em tempos pré-colombianos. Seu autor diz ser um xamã e teria aprendido parte da sabedoria do povo tolteca com o avô, já falecido, por meio de sonhos (veja mais nesta página).

Domesticados

Antes de apresentar os "quatro compromissos", Ruiz explica como acontece o que ele chama de "domesticação" do ser humano. Segundo o autor, cada um de nós é diferente. Mas os adultos e a sociedade como um todo tentam tornar todos iguais. Assim, quando fazemos o que se espera de nós, somos recompensados. E quando fazemos algo que desvia desse padrão pré-determinado recebemos uma punição. Exatamente como os animais quando estão sendo adestrados.

"A domesticação é tão forte que num ponto determinado de nossa vida não precisamos mais que ninguém nos domestique. Não precisamos da mamãe ou do papai, da escola ou da Igreja para nos domesticar. Somos tão bem treinados que passamos a ser nosso próprio treinador. Somos um animal autodomesticado", diz o texto. Em função de tudo isso, segundo Miguel Ruiz, vivemos um "inferno" na terra.

Para sair dessa situação é que o autor recomenda que sejam quebrados todos os velhos compromissos. Em substituição a eles, pede que sejam feitos quatro novos compromissos. O primeiro deles é ser "impecável com sua palavra". Na tese do livro, isso significa usar a palavra para o bem. Até porque o autor acredita que é possível causar danos terríveis com o que você diz: segundo ele, se você acreditar em alguém que diga que você vai ter câncer, em menos de um ano você desenvolverá a doença.

O segundo compromisso alega que você nunca deve levar nada "para o lado pessoal". Basicamente, na descrição do autor, isso quer dizer que você não deve se importar com o que os outros digam de você. "Mesmo quando uma situação parece pessoal, mesmo que os outros o insultem diretamente, não tem nada a ver com você. (...) O ponto de vista deles provém de toda a programação que receberam durante a domesticação."

O terceiro compromisso diz que você não deve "tirar conclusões" precipitadas. "Se não compreende alguma coisa, é melhor perguntar e saber do que tirar qualquer conclusão. No dia em que você parar de tirar conclusões, irá se comunicar com clareza e pureza, livre de veneno emocional", afirma o texto.

O quarto e último compromisso é "dar sempre o melhor de si". O exemplo que o autor cita é do mundo da ficção. "Um bom exemplo disso vem da história de Forrest Gump. Ele não tinha grandes ideias, mas agia. Era feliz porque sempre dava o melhor possível de si em tudo que fazia. Era ricamente recompensado sem esperar recompensa em absoluto". Os últimos capítulos do livro são dedicados a ajudar o leitor a assumir os novos compromissos e a superar os antigos.

Autor teve experiência mística antes de escrever obra

Don Miguel Ruiz, o autor de Os quatro compromissos, nasceu no México em 1952. Segundo sua biografia, é integrante de uma família de curandeiros. No entanto, em vez de seguir a tradição da família, ensinando a filosofia tolteca, decidiu ingressar numa faculdade de Medicina. Tornou-se cirurgião.

Depois de um acidente de carro nos anos 70, porém, quando teve uma experiência mística, decidiu mudar de vida. Passou a ter mais interesse pela cultura de seus antepassados. Ele próprio afirma que aprendeu sobre os toltecas com seu avô, que já era falecido e que lhe aparecia em sonhos.

Obras

Desde então, se tornou um escritor. Os quatro compromissos é seu livro mais famoso. Ele também escreveu, mais tarde, O quinto compromisso, que orienta o leitor a "ser cético". Outra obra do mesmo autor é O domínio do amor. No início deste mês, Ruiz passou por um transplante de coração. Segundo seu site pessoal, o autor se recupera bem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]