• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não economizou elogios ao ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci durante a cerimônia de posse do novo ministro Guido Mantega. Lula lembrou que os adversários e muita gente do próprio PT que criticavam, hoje defendem Palocci:

- O Palocci conseguiu com seu jeito de ser, falar, persuadir, angariar certamente alguns adversários. Quem já conversou com Palocci sabe muito bem que a gente estava diante não só de um ministro da Fazenda, mas de um homem que seu grande conhecimento era a firmeza política que dava aos debates econômicas - disse.

Ao fim do discurso, o presidente se emocionou e não poupou palavras para demonstrar seu carinho por Palocci, a quem chamou de grande amigo e companheiro.

- Nem todo irmão da gente é um grande amigo. Até porque irmão a gente não escolhe, mas companheiro a gente escolhe. A nossa relação é de companheiro, possivelmente mais do que a relação de um irmão - disse Lula, com a voz quase embargada.

E completou:

- Eu não confundo a minha relação política com a amizade pessoal. A única coisa que um ser humano leva dessa vida é sua relação de amizade. Quero ver quem consegue contar nos dez dedos das mãos os verdadeiros companheiros.

O presidente ressaltou que Palocci, junto com outros companheiros do PT, foi um dos autores da "Carta ao Povo Brasileiro", que possibilitou ao então candidato ultrapassar a barreira dos 30% dos votos e vencer as eleições de 2002. E mais uma vez elogiou o ex-ministro:

- Você Palocci, mais do que milhões de pessoas, tem motivos para se orgulhar. Se hoje estamos vivendo uma boa situação econômica e conquistamos a confiança na área econômica, certamente todos nós sabemos que um pouco disso nós e o Brasil devemos a você. Pela seriedade que você conduziu o Ministério da Fazenda.

Lula disse que o ex-ministro nunca hesitou em tomar medidas, por mais complicada que fosse, para botar o país no caminho do crescimento e do desenvolvimento. Segundo o presidente, com sua serenidade Palocci ganhou a confiança externa e interna.

- Não houve da parte do companheiro Palocci qualquer vacilação em tomar medidas, por mais dura que fosse - disse Lula.

Em outro ponto do discurso, disse que Palocci foi um grande ministro e o comparou aos melhores que o país já teve. No fim, Lula ainda fez uma brincadeira com Mantega.

- Quem quiser falar mal da economia, fale mal agora do Guido, e não do Palocci.

Lula lembrou a Mantega que "não existe mágica na economia", mas se mostrou bastante otimista.

- Entregaremos ao povo brasileiro um Brasil infinitamente melhor do que recebemos - disse Lula, sendo muito aplaudido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]