• Carregando...
No evento, o petista afirmou que a economia deve melhorar no segundo semestre deste ano | Ricardo Stuckert/Instituto Lula
No evento, o petista afirmou que a economia deve melhorar no segundo semestre deste ano| Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Após seis meses sem pisar em solo pernambucano, o ex-presidente Lula (PT) participou nesta sexta-feira (17) da inauguração de uma cervejaria na Região Metropolitana do Recife. O objetivo era fazer uma palestra motivacional para os funcionários da unidade fabril, mas o petista transformou o evento em um ato político. O ex-governante aproveitou o momento para defender o ajuste fiscal feito pelo governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e também saiu em defesa da Petrobras, que está envolvida em denúncias de corrupção e sob investigação da Operação Lava Jato.

PT suspende recebimento de doações empresariais

Decisão vem depois do anúncio de que ex-deputado Marcio Macedo será novo tesoureiro, no lugar de João Vaccari Neto, preso na última quarta (15) na Lava Jato

Leia a matéria completa

“Vejo por aí o povo dizendo que a Petrobras acabou, mas eu digo que não. A Petrobras não só não acabou, como as ações de janeiro para cá cresceram 50%. Em 7 anos, já tiramos 750 mil barris. Quem acha que esse País vai acabar não tem noção do que é o Brasil. O Brasil é um país que tem um potencial extraordinário de crescimento. Ainda temos que construir as refinarias do Ceará e do Maranhão, que estão paralisadas, mas vai ter que fazer, porque o Brasil precisa refinar o óleo. Não queremos ser exportador de óleo puro. Queremos ser exportador de derivados”, defendeu o ex-presidente.

As recentes prisões de políticos ligados à base do PT na Operação Lava Jato também foram mencionadas por Lula. Sem mencionar nomes, o ex-presidente pregou a punição para as pessoas que estiverem envolvidas em desvios na estatal.

“Se tem problema de corrupção na Petrobras, então prendam quem roubou. Prendam. É pra isso que tem Justiça, é para isso que tem polícia, mas não vamos confundir o que está acontecendo com algumas pessoas com o destino desse País”, afirmou o ex-presidente.

Ao longo da palestra, que durou 40 minutos, Lula voltou a criticar o pessimismo de alguns brasileiros, ao defender o ajuste fiscal do governo Dilma.

“É necessário fazer os ajustes. Se alguém acreditar que não vai quebrar a cara. Aqui em Pernambuco mesmo, quando Eduardo Campos assumiu, ele precisou fazer ajustes”, afirmou, dirigindo-se ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, sucessor do ex-gestor socialista, falecido no ano passado, em um acidente aéreo em São Paulo.

O petista permeou a fala com mensagens de otimismo e afirmou que a economia deve melhorar no segundo semestre deste ano.

Conhecido por gestos inusitados, durante o evento, Lula bebeu um gole da cerveja Itaipava, na inauguração da segunda unidade da fábrica no Nordeste, onde recebeu um cachê não revelado para fazer uma palestra motivacional.

Após tomar um copo da bebida, ironizou os políticos e as limitações em público.

“A minha assessoria vai ficar p... da vida comigo. Eles dizem que político não pode aparecer bebendo. Mas eu não tenho cargo público, não tenho mandato, não recebo salário público. Sou dono da minha vida”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]