• Carregando...
Veja o número de concursados admitidos nos govenos FHC e Lula |
Veja o número de concursados admitidos nos govenos FHC e Lula| Foto:

SÃO PAULO - O número de servidores contratados para a administração pública durante os dois mandatos do governo Lula (2003 a 2010) foi cerca de três vezes maior que nos oito anos de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002). O número foi apontado por um estudo do Ipea divulgado ontem.

Segundo o levantamento, foram admitidos 155.534 servidores por meio de concurso público na era Lula, enquanto um total de 51.613 servidores foram admitidos durante o tempo em que governou Fernando Henrique Cardoso.

O levantamento faz parte do comunicado "Ocupação no Setor Público Brasileiro: tendências recentes e questões em aberto", do Ipea, que é ligado à Presidência da República. A análise leva em conta a evolução no número de funcionários públicos na última década, e comparam a evolução nos governos de Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

O Ipea avalia que ao longo do período em estudo houve uma preocupação em conferir maior capacidade burocrática ao Estado brasileiro, com o reforço de carreiras em áreas estratégicas, como advocacia pública, arrecadação e finanças, controle administrativo, planejamento e regulação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]