• Carregando...
Boneco inflável do ex-presidente Lula: novo símbolo dos protestos pelo país. | Marcelo Andrade / Gazeta do Povo
Boneco inflável do ex-presidente Lula: novo símbolo dos protestos pelo país.| Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba. Ou quase isso. O bonecão inflável do petista vestido de presidiário de 12 metros de altura — conhecido como “Lula inflado” ou “Pixuleco” –, que causou alvoroço em cidades como São Paulo e Brasília, chegou à capital paranaense na manhã desta quarta-feira (2) e é o principal símbolo da manifestação contra a corrupção que ocorreu em frente à PF.

Cerca de 150 pessoas foram ao local, que abriga alguns dos principais presos pela Operação Lava Jato, cujo foco é a investigação de corrupção na Petrobras. O protesto, pacífico, é organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL). Um trio elétrico também foi contratado para ajudar no protesto, marcado pelas cores verdes e amarelas e bandeiras do Brasil – o Hino Nacional também foi cantado.

Contra o ex-presidente Lula e a favor de Sergio Moro.Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A pedido da polícia, passeio do Lulão por Curitiba é cancelado

Leia a matéria completa

“Esse boneco veio para cá em consenso geral, pelo simbolismo de Curitiba dentro da Lava Jato, da luta contra a corrupção”, afirmou Éder Borges, um dos líderes do MBL na cidade. “É uma contrarrevolução encabeçada pela zoeira. Vamos mudar o país pela zoeira”, completou.

Com auxílio do carro de som, integrantes do movimento saudavam o ex-ministro José Dirceu, que está preso no local, e pediam para Marcelo Odebrecht, presidente da Construtora Odebrecht, preso no Complexo Médico Penal, em PInhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a fazer delação premiada. Eles também pediam o apoio do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Curiosos

A movimentação no bairro Santa Cândida atraiu a atenção de curiosos, que se encaminharam à PF para protestar contra Lula, a presidente Dilma e o P artido dos Trabalhadores (PT). “Fiquei sabendo pelo jornal [do protesto] e vim aqui para lutar contra o comunismo, a corrupção e a roubalheira”, disse Amithys Joffily, que entoava gritos como “1, 2, 3, Lula no xadrez” e “Fora, PT”. “Esse boneco é personificação do Lula, que está por traz de tudo de ruim que tem neste país”, emendou.

Opinião compartilhada pelo autônomo Rafael Ferreira, de 28 anos. “Só vim observar, mas sou de direita e apoio a causa. O Lula é só um símbolo, mas o pior de todos”, afirmou ele, que estreia em manifestações e promete participar de todas contra a corrupção que forem organizadas em Curitiba a partir de agora.

Segundo o MBL, o bonecão inflável custou R$ 12 mil e foi pago com dinheiro de contribuição. Depois da PF, o Lulão vai visita outros pontos da cidade, terminando o tour na Boca Maldita, centro de Curitiba.

Logística

O boneco foi levado de avião até Curitiba, por uma transportadora. O custo foi de R$ 600. “É uma questão de segurança. O PT já declarou guerra contra o boneco”, diz a hoteleira Celene Salomão de Carvalho, 50 anos, membro do Movimento Brasil, que financiou o Pixuleco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]