• Carregando...
Ex-presidente Lula está sendo investigado por reforma em apartamento | Alan Marques/Folhapress
Ex-presidente Lula está sendo investigado por reforma em apartamento| Foto: Alan Marques/Folhapress

Pesquisa do Instituto Datafolha, publicada neste sábado (27) no site do jornal “Folha de S.Paulo”, mostra que a maior parte dos brasileiros acredita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi beneficiado por construtoras na reforma de um apartamento tríplex no Guarujá (SP) e também pelas benfeitorias realizadas em um sítio em Atibaia (SP). Para os entrevistados, em troca desses favores, as companhias teriam recebido ajuda do ex-presidente.

O levantamento foi feito entre os dias 24 e 25 de fevereiro, em 171 cidades brasileiras. Ao todo, foram ouvidas 2.768 pessoas, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

De acordo com a pesquisa, para 58% dos entrevistados, o ex-presidente foi beneficiado por construtoras na reforma do apartamento do Guarujá. Percentual que sobe a 79% entre os que se consideram bem ou mais ou menos informados sobre o assunto — esses eram 63% do total de entrevistados.

Com relação ao sítio de Atibaia frequentado por Lula e sua família, 55% disseram acreditar que as benfeitorias realizadas pelas empreiteiras foram retribuição a facilidades conseguidas com o ex-presidente. Entre os que se dizem bem ou mais ou menos informados sobre esse assunto, 82% consideram ter havido troca de favores. O nível de conhecimento entre os entrevistados revelou-se um pouco menor no caso do sítio de Atibaia: 58% se declararam bem ou mais ou menos informados sobre o assunto.

A pesquisa ainda perguntou qual foi o melhor presidente da história do país. Lula continua na liderança, com 37% das respostas espontâneas — em novembro, data do levantamento anterior do Datafolha, essa fatia era de 39%. A preferência pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também caiu nesse período, de 16% para 15%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]