• Carregando...
Presidente afastada Dilma Rousseff aguarda julgamento no Senado sobre impeachment. | Evaristo Sá/AFP
Presidente afastada Dilma Rousseff aguarda julgamento no Senado sobre impeachment.| Foto: Evaristo Sá/AFP

A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) deve ser condenada e, consequentemente, afastada do cargo de maneira definitiva para 64,8% dos brasileiros, indica um estudo do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (3).

Para 31%, a petista merece ser absolvida no julgamento do Senado, previsto para o fim de agosto. Outros 4,2% não opinaram ou não souberam responder.

GRÁFICOS: Veja todos os pontos da pesquisa

O governo da petista também é apontado como principal responsável pela crise econômica, com 35,4% das lembranças nesse levantamento, contra 23,9% do governo anterior, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Operação Lava Jato é apontada como motivo por 16,8% dos entrevistados. Em menor grau, os brasileiros apontam o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) – 1995-2003 –, com 7,9%, e o cenário internacional, com 4,5%. O governo interino de Michel Temer (PMDB) é apontado por 2% dos entrevistados. Somados, esses três últimos pontos, comumente citados pelos apoiadores de Dilma, alcançam 14,4%.

Já a crise política tem suas raízes no governo Lula para a maioria do eleitorado. Cerca de 26% dos brasileiros apontam os anos do petista como responsáveis pela degradação ética da classe. A Operação Lava Jato é apontada por 23,8% como responsável pela desilusão política, e o governo de Dilma é citado por 23,4% dos entrevistados. Em quarto lugar aparece o governo FHC, com 8,9% das indicações.

Relator recomenda impeachment e diz que Dilma cometeu “autêntico atentado à Constituição”

Leia a matéria completa

No último ponto pesquisado pelo Paraná Pesquisas, em questionário espontâneo (quando não há uma lista pronta), o PT foi apontado como partido mais corrupto do país por 56,6% dos brasileiros, contra 10,6% do PMDB e 8,1% do PSDB. No entanto, o segundo lugar nesse quesito ficou com entrevistados que não souberam responder o questionamento, com 17,8%.

Destaques negativos para o PT

Além de ter sido apontado como “mais corrupto”, o partido também é visto como responsável pela crise política e econômica. Na soma de protagonistas pelo caos na economia, Lula e Dilma são apontados por 59,3% dos entrevistados. Os dois petistas também são indicados como responsáveis pela crise política para 49,4%.

Desconfiança na Lava Jato?

A Operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, que alcançou nesta terça-feira (2) a 33ª fase, é apontada como responsável pela crise política por 23,8% dos brasileiros e pela crise econômica por 16,8%, conquistando segundo e terceiro lugar respectivamente na lembrança dos brasileiros.

Metodologia

A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 23 de julho com 2.020 brasileiros de 24 estados e o Distrito Federal. A margem de erro é de 2%. As faixas etárias mais ouvidas foram dos 25 aos 34 anos e dos 45 aos 59 anos, respondendo por 47% das respostas. O Sudeste foi a região mais ouvida, com 43%, seguida por Nordeste (27%), Norte e Centro Oeste (15%) e Sul (15%). Apenas 18% dos ouvidos afirmaram ter ensino superior completo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]