• Carregando...
Novo titular do Ministério da Pesca e Aquicultura será o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) | Agência Senado
Novo titular do Ministério da Pesca e Aquicultura será o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ)| Foto: Agência Senado

O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio de Oliveira (PT-RJ), deixará o cargo e o novo titular da pasta será o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). A mudança, anunciada nesta quarta-feira (29), ocorre para incorporar o PRB ao governo, partido que integra a base aliada, segundo nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

A nota informa que "a presidenta está segura de que, à frente do ministério da Pesca e Aquicultura, o senador Marcelo Crivella prestará relevantes serviços ao Brasil". A transmissão de cargo está marcada para a próxima sexta-feira (2), às 11h.

Crivella diz que é indicado do PRB e não de bancada

Futuro ministro será substituído no Senado pelo ex-deputado Eduardo Lopes

Luiz Sérgio afirma que contribuirá com governo na Câmara

No texto, a Presidência informa que Luiz Sérgio prestou "inestimável contribuição ao governo" no ministério da Pesca e anteriormente na Secretaria de Relações Institucionais. Luiz Sérgio retorna à Câmara dos Deputados, onde continuará o exercício do mandato.

Luiz Sérgio foi nomeado ministro da Pesca e Aquicultura em junho do ano passado. Antes, era ministro da Secretaria de Relações Institucionais, pasta responsável pela articulação política do governo, mas deixou o cargo diante de um desempenho considerado fraco e após a saída de Antônio Palocci do comando da Casa Civil, diante de denúncias de tráfico de influência.

Crivella diz que é indicado do PRB e não de bancada

Na primeira entrevista que concedeu após ser confirmado como ministro da Pesca e Aquicultura, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) negou ter sido escolhido para aproximar os evangélicos do governo ou para assegurar o apoio do pré-candidato de seu partido à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, ao candidato do PT, Fernando Haddad, em um eventual segundo turno da disputa. "Sou indicado do PRB e não da bancada evangélica", alegou.

Sobre Russomanno, o senador lembrou que ele lidera as pesquisas de opinião em São Paulo e que em nenhum momento o seu nome foi aventado nas conversas que teve com a presidente Dilma Rousseff. Crivella disse que se surpreendeu ao receber o convite para ocupar a pasta no final de semana. E que a conversa entre ambos se limitou a "questões técnicas".

"A presidente disse que o setor da pesca envolve milhões de brasileiros, sobretudo pessoas humildes e que ela gostaria que no ministério eu trabalhasse como trabalhei nos 10 anos na África", contou. O senador Marcelo Crivella é sobrinho do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e do bispo Romildo Ribeiro Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus. Ele tem sido um dos mais fiéis aliados do governo no Senado.

Crivella reconheceu que não está entrosado com a pesca no país. "Confesso que vou ter de aprender e aprender muito", disse. Se depender de seus esforços, disse que gostaria de transformar a área em um setor inovador, a exemplo do que ocorre hoje com as inovações na agricultura patrocinadas pela Embrapa. "Acho que nós devíamos ter uma Embrapa na pesca", defendeu. O senador acredita que a presidente Dilma Rousseff escolheu o seu nome em homenagem ao "povo fluminense". Voltar

Crivella será substituído no Senado pelo ex-deputado Eduardo Lopes

O futuro ministro da Pesca, senador Marcelo Crivella, vai ser substituído no Senado por seu primeiro suplente Eduardo Lopes (PRB-RJ). Lopes é presidente do partido no Rio de Janeiro e até o ano passado foi deputado federal.

O novo senador deverá também integrar a bancada evangélica, assim como Crivella fez até ser indicado para a pasta da Pesca. Paramédico por formação, Lopes é casado e tem 46 anos. Ainda não há data prevista para Eduardo Lopes tomar posse do cargo de senador. Voltar

Luiz Sérgio diz que contribuirá com governo na Câmara

Em nota, Luiz Sérgio afirma que voltará à Câmara dos Deputados, onde tem mandato até 2014, para continuar dando sua contribuição ao governo.

"Quero agradecer à presidenta Dilma Rousseff pela confiança que depositou em mim no período em que integrei seu ministério à frente da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Pesca e Aquicultura. Continuarei, na Câmara dos Deputados, a dar minha contribuição para o sucesso e as conquistas deste governo".

O ministro reafirma a justificativa divulgada mais cedo pelo Palácio do Planalto de que a mudança no comando da pasta "permite a incorporação ao ministério de um importante partido aliado da base do governo".

No comunicado, Luiz Sérgio também agradece a sua equipe, deseja sucesso ao novo ministro e defende a importância da pasta para o governo. "Reafirmo minha convicção quanto à importância do Ministério da Pesca e Aquicultura para o desenvolvimento do enorme potencial da atividade pesqueira e aquícola em nosso País. Estou certo que, em pouco tempo, o Brasil despertará para esse potencial e os frutos do trabalho deste ministério serão amplamente reconhecidos pela sociedade". Voltar

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]