• Carregando...
Massuda vai para o Ministério da Saúde. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Massuda vai para o Ministério da Saúde.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Foi confirmada no início da tarde desta terça-feira (28) a saída do secretário de Saúde de Curitiba, Adriano Massuda. Ele foi convidado pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, para assumir a secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério. O novo secretário de saúde do município deve ser anunciado nos próximos dias. O prefeito Gustavo Fruet (PDT) negou que a saída de Massuda tenha qualquer motivação político eleitoral.

A saída do secretário já era dada como certa. Na segunda-feira (20) da semana passada, ele foi nomeado para o cargo no ministério da Saúde. A notícia causou estranheza por dois motivos: primeiro, ela foi publicada em Diário Oficial enquanto Fruet estava em viagem oficial para o Vaticano. Além disso, nenhum dos lados havia se pronunciado sobre sua eventual saída.

Segundo Fruet, os dois já haviam conversado brevemente sobre o assunto, mas decidiram fechar a questão somente após o prefeito voltar do Vaticano. De acordo com o prefeito, o ministério da Saúde teria feito uma consulta formal à Casa Civil, que liberou a contratação de Massuda – e a nomeação acabou sendo oficializada.

Para evitar constrangimentos, Chioro decidiu vir a Curitiba e se reunir com o prefeito e o secretário para aparar as arestas, nesta terça-feira de manhã. O gesto foi bem recebido por Fruet. “Foi um gesto de cortesia do ministro. Ele tomou uma atitude que não é usual na política do país, veio para cá, falou comigo, falou com o Adriano [Massuda]. É uma forma de reconhecimento”, disse. Ele disse que Chioro inclusive pediu desculpas pelo mal-entendido. No início da tarde, a prefeitura anunciou formalmente a saída do secretário.

“Fico triste de um lado, porque ele está realizando um bom trabalho. Por outro lado, é bom para o Paraná ter alguém no ministério. É um dilema do bem”, disse Fruet. A reportagem tentou entrar em contato com Massuda, mas foi informado que ele não poderia dar entrevista na tarde desta terça-feira (28) por motivos de agenda.

Não será a primeira vez que Massuda trabalha no ministério da Saúde. Antes de assumir a secretaria de Saúde, no início de 2013, ele foi secretário-executivo adjunto da pasta – cargo que exerceu entre 2011 e 2012. Ele é médico e professor da UFPR.

Questões políticas

Além do contexto confuso, a saída de Massuda também chamou a atenção por questões político-partidárias. Apesar de filiado ao PCdoB, ele foi uma das indicações do PT ao governo municipal. Atualmente, especula-se que o partido poderá desembarcar da gestão municipal. Fruet negou tanto o caráter partidário da saída do secretário quanto os atritos com o PT. “Há muita especulação. Não teve [problema], foi tudo muito tranquilo. O que acontece nas eleições do ano que vem é outra história, é outro momento”, disse.

O prefeito diz que já tem o nome do substituto de Massuda, mas que vai consultar o secretário e o resto da administração antes de anunciar. Questionado se o nome é ligado a algum partido da base aliada, o prefeito ressaltou que enxerga Massuda como um quadro técnico e que seu substituto terá um perfil similar. “Haverá continuidade. Não haverá uma mudança, uma ruptura.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]