• Carregando...
Mauro Ricardo receberá jetons dos conselhos estaduais. | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Mauro Ricardo receberá jetons dos conselhos estaduais.| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Idealizador do “pacotaço” de cortes de gastos, o secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, vai ganhar mais do que os demais colegas do primeiro escalão estadual, cujo salário atual é de R$ 29,4 mil. Isso porque ele foi nomeado pelo governador Beto Richa (PSDB) para integrar cinco conselhos de administração ligados ao Executivo, cargos que costumam ser remunerados.

Richa e secretários receberão salários atrasados

O governo do estado também anunciou nesta segunda-feira (23) que irá pagar neste mês os salários atrasados dos secretários de estado. No mês passado, o governador Beto Richa (PSDB) assinou um decreto determinando que o pagamento do próprio salário fosse adiado.

Leia a matéria completa

Mauro Ricardo vai presidir os conselhos da Sanepar e do Paraná Cidade e também integra o conselho de administração da Copel, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e o Conselho da Cohapar. Com isso, o titular da Fazenda é o secretário nomeado para mais conselhos na atual administração.

Os cargos nos conselhos de administração são visados por políticos porque são bem remunerados e têm, em geral, não mais do que uma reunião por mês. As estatais não costumam revelar quanto pagam a seus conselheiros. Na sessão da Assembleia Legislativa desta segunda-feira (23), o deputado estadual Requião Filho (PMDB) protocolou um pedido de informações sobre os jetons recebidos por Mauro Ricardo Costa.

Nas outras administrações por onde passou antes de chegar ao Paraná, Mauro Ricardo também sempre foi indicado para vários conselhos. Em Salvador, onde foi secretário municipal de Fazenda até o ano passado, ele fez parte do conselho de quatro empresas municipais e recebia R$ 22 mil mensais de jeton.

Além de Mauro Ricardo, outros oito integrantes do primeiro escalão foram nomeados por Richa para conselhos de administração. Dois deles estão em cargos de presidente. Fernando Xavier Ferreira, secretário de Educação, foi escalado como presidente do conselho da Copel. E José Richa Filho, secretário de Infraestrutura e irmão do governador, foi indicado para presidir o conselho da Administração do Porto de Paranaguá. Ele também está no conselho da Copel.

O conselho de administração da Sanepar também tem entre seus membros o secretário especial de Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira; o secretário de Cultura, Paulino Viapiana; e o secretário de Saúde, Michele Caputo. O secretário de Planejamento, Sílvio Barros, está no conselho do Paraná Cidade. Mounir Chaowiche, presidente da Sanepar, também é conselheiro da Cohapar. Fernando Francischini, da Segurança, é conselheiro do Cetran. (RWG)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]