• Carregando...

Ex-governador do Rio de janeiro, entre 1987 e 1991, Moreira Franco tornou-se ministro graças à proximidade com o presidente do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer. Apesar da relutância de alguns setores do PMDB em aceitar sua indicação para o comando da Secretaria de Assuntos Estratégicos, a presidente eleita, Dilma Rousseff, nomeou Moreira Franco como parte da cota pessoal de Temer no governo.

Moreira Franco filiou-se ao então MDB em 1972, com 28 anos. Pelo MDB, foi eleito deputado federal e prefeito de Niteroi. Em 1981, Moreira Franco se filiou ao PDS e foi derrotado por Leonel Brizola na disputa ao governo do Rio, em 1982. Em 1985, Moreira retornou ao PMDB. Em 1986 foi indicado pela convenção estadual para disputar o governo do Rio e no ano seguinte venceu a disputa.

Após deixar o governo do Rio, em 1991, assumiu o cargo de diretor do Centro de Estudos Governamentais do Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT), onde permaneceu até as eleições de 1994, quando foi eleito para a Câmara dos Deputados.

Membro da Comissão Executiva Nacional do PMDB, Moreira Franco foi vice-líder do partido na Câmara dos Deputados em 2004, e presidente da Comissão de Finanças e Tributação, em 2005. Também foi presidente da Fundação Ulysses Guimarães e desde 1987 é membro do Diretório Nacional.

Em 1998, foi derrotado na disputa ao Senado, mas assumiu o cargo de assessor especial do presidente Fernando Henrique Cardoso, que ocupou até 2002. Em 2004, foi derrotado na disputa para a prefeitura de Niteroi. Em 2008, assumiu a Vice-Presidência de Fundos e Loterias da Caixa Econômica Federal, mas já deixou o cargo.

Trajetória

Moreira Franco nasceu em 19 de outubro de 1944, em Teresina, Piauí. Em 1969, concluiu o curso de Sociologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Durante o curso universitário, foi pesquisador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Brasil e da Escola Interamericana de Administração Pública (EIAP) da Fundação Getúlio Vargas.

Após concluir a faculdade, fez cursos de pós-graduação no IUPERJ e de doutoramento na École Pratique des Hautes Études (Sorbonne), na Foudation Nacionale de Sciences Politiques e na Universidade de Vincennes. Ao retornar ao Brasil, em 1972, iniciou a carreira do magistério superior na cadeira de Sociologia da Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dirigente estadual da Ação Popular (AP), participou dos Congressos da União Nacional dos Estudantes (UNE) e chegou a ser preso durante o regime militar. Moreira é casado com Clara Vasconcelos Torres e tem três filhos de seu primeiro casamento: Bento, Alice e Pedro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]