• Carregando...
Cláudia Cruz responde pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas . | Pedro Ladeira/Folhapress
Cláudia Cruz responde pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas .| Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O juiz federal Sergio Moro determinou que seja devolvido o passaporte de Cláudia Cruz, mulher do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A decisão atende a um pedido da defesa dela.

A força-tarefa da Lava Jato havia se manifestado contra o pedido da jornalista para devolução de seu passaporte pela Justiça Federal em Curitiba. Os procuradores da República que investigam Cláudia temiam que ela pudesse fugir do país.

Na decisão, Moro afirmou que “foi iniciativa da própria defesa o depósito do passaporte em Juízo”.

“De todo modo, não foi decretado por este Juízo medida cautelar de proibição para que Cláudia Cordeiro Cruz deixe o País. Considerando ainda o papel subsidiário da acusada no suposto esquema criminoso, não vislumbro razões concretas para estabelecer tal proibição, reputando remoto o risco à aplicação da lei penal especificamente quanto a ela”, anotou o juiz da Lava Jato. “Assim, autorizo a devolução do passaporte de Cláudia Cordeiro Cruz à Defesa, mediante termo.”

Segundo o advogado Pierpaolo Bottini, “Claudia sempre se colocou à disposição do juízo, prestou informações, depoimentos, e continuará colaborando, de forma que não havia motivo para a apreensão de seu passaporte”. Para a defesa, a decisão levou em consideração esses fatos e concluiu “pela desnecessidade de qualquer medida cautelar.”

Cláudia responde pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas devido ao uso de recursos depositados em contas em seu nome na Suíça que teriam origem em propinas pagas ao marido dela, Eduardo Cunha, por contratos da Petrobras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]