• Carregando...
Em outra frente, MP pediu ao TJ que investigue a secretária de Administração, Dinorah Nogara. | José Fernando Ogura/AENPr
Em outra frente, MP pediu ao TJ que investigue a secretária de Administração, Dinorah Nogara.| Foto: José Fernando Ogura/AENPr

Sete pessoas foram denunciadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público (MP), de Londrina, nesta sexta-feira (27). Eles são suspeitos de participar de um esquema de fraude em licitações e contratos para manutenção de veículos oficiais do governo do Paraná por um período de dois anos. O caso também levou o MP a pedir que o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) investigue a secretária estadual de Administração, Dinorah Nogara, por suspeita de envolvimento no esquema.

Entre os indiciados está Luiz Abi Antoun, primo do governador Beto Richa (PSDB) que, segundo o MP, comandava o esquema. Todos foram denunciados pela prática de três crimes: formação de quadrilha, falsidade ideológica e fraude à licitação. A denúncia, que tramita na 3.ª Vara Criminal de Londrina, é um desdobramento da Operação Voldemort, deflagrada no dia 17 de março.

Conforme o MP, o grupo teria fraudado licitações para que a oficina Providence prestasse serviços de manutenção dos veículos do estado entre 2013 e março de 2015. As investigações apontam que a oficina ficava no nome de um laranja, mas, na verdade, pertenceria a Luiz Abi e outro empresário. Como detentores dos contratos, o grupo desviava recursos públicos.

A Providence foi contratada emergencialmente pelo Departamento de Transporte Oficial do Estado (Deto). Segundo a denúncia, quando o contrato expirou, outra empresa venceu a licitação para cuidar dos veículos. Porém, o grupo teria firmado um acordo para que essa nova empresa subcontratasse os serviços da Providence.

Primeiro escalão

Além da denúncia, o MP pediu que o TJ investigue se a secretária Dinorah Nogara tem ou não participação no esquema. Em depoimento, um funcionário do Deto, que é ligado à Secretaria de Administração, disse que ela orientou servidores durante a licitação. À RPC TV, a secretária afirmou que jamais tentou favorecer qualquer empresa na concorrência e que, inclusive, abriu uma auditoria interna para investigar o caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]