• Carregando...
Romário entrou na mira da investigação por causa de contas na Suíça. | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Romário entrou na mira da investigação por causa de contas na Suíça.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

BRAA Procuradoria-Geral da República afirmou nesta quinta-feira (26) que “todos os fatos serão apurados” em relação à citação de suposta conta bancária do senador Romário (PSB-RJ) na Suíça. A menção à conta foi feita pelo advogado Edson Ribeiro , em conversa gravada com o senador Delcídio Amaral (PT-MS).

O áudio serviu de prova para determinar a prisão do advogado, que defendia Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras; do senador; do chefe de gabinete do parlamentar, Diogo Ferreira; e do dono do banco BTG Pactual, André Esteves.

A citação aparece no início da gravação, feita pelo filho do ex-diretor da Petrobras, Bernardo Cerveró. No diálogo, Delcídio afirma que a publicação da existência da conta bancária pela revista Veja teria resultado num acordo político para que Romário apoiasse a candidatura do escolhido do prefeito Eduardo Paes (PMDB) para suceder a ele, o secretário de Coordenação de Governo da prefeitura, Pedro Paulo.

Romário solicita investigação sobre suposta conta na Suíça

Leia a matéria completa

Romário e o BSI, o banco suíço – que também pertence a Esteves e onde o ex-jogador supostamente teria mantido dinheiro – já negaram a informação. A Veja admitiu que errou ao publicar a existência da conta na Suíça.

A Procuradoria-Geral da República não deu detalhes sobre a adoção de algum procedimento junto ao Ministério Público na Suíça. O órgão disse apenas que “todos os fatos serão apurados”. Nesta quinta-feira (26), o Ministério Público em Genebra afirmou que só vai começar a investigar a suposta conta de Romário no BSI quando for oficialmente provocado pela Procuradoria-Geral da República do Brasil, como informou a coluna de Lauro Jardim. “A suposta fraude foi cometida no Brasil. Depende de autoridades brasileiras enviarem um pedido de cooperação mútua”, afirmou Henri Casa, encarregado de imprensa do Ministério Público de Genebra.

De manhã, Paes negou a relação entre a divulgação da suposta conta de Romário na Suíça e um acerto para a eleição do ano que vem. Pedro Paulo não participou da inauguração do circuito de canoagem slalom, em Deodoro. “O que eu ouvi foi um advogado boquirroto, em uma reunião pré crime, fazendo ilações sobre o senador Romário, um homem sério”, disse.

O prefeito afirmou que espera o apoio do senador, caso ele não seja candidato: “Eu tenho um entendimento com o Romário de que se ele não vier candidato (a prefeito), ele apoia o Pedro Paulo”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]