• Carregando...
Marcelo Odebrecht chegou a dizer em 2015 que jamais fecharia delação premiada. | Antônio More/Gazeta do Povo
Marcelo Odebrecht chegou a dizer em 2015 que jamais fecharia delação premiada.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

O Ministério Público Federal (MPF) do Paraná divulgou uma nota nesta quarta-feira (23) em que desmente que já teria negociado acordos de colaboração premiada com a Odebrecht.

A empresa manifestou nesta terça-feira (22) que os executivos da empresa pretendem auxiliar as investigações da operação Lava Jato, bem como que o grupo quer celebra um acordo de leniência – espécie de colaboração de pessoas jurídicas.

Na nota, a instituição afirma que “não existe sequer negociação iniciada sobre acordos de colaboração com executivos ou leniência com o grupo Odebrecht”. Conforme o MPF, a manifestação de vontade de colaborar com as investigações pelos executivos ou grupo empresarial “não possui qualquer consequência jurídica”. Assim, as investigações e atos processuais continuam em andamento.

Os procuradores da Lava Jato esclarecem ainda que a divulgação de intenção de celebrar acordos “fere o sigilo das negociações” exigido por lei.

O MPF afirma também que a Odebrecht tem agido continuamente para obstruir as investigações, como na 26ª fase da operação Lava Jato, deflagrada nesta terça-feira (22). Segundo a nota, houve tentativa de destruição do sistema de controle informatizado de propina da empresa.

Os procuradores encerram a nota informando que os acordos de leniência e de colaboração premiada somente são possíveis “com o completo desvelamento, por parte dos envolvidos, dos fatos criminosos que já são investigados, além da revelação plena de outras ilegalidades que tenham cometido e que ainda não sejam de conhecimento das autoridades, e da reparação mais ampla possível de todas essas ilegalidades”.

Outro lado

Em nota divulgada na noite desta quarta-feira, a Odebrecht afirma que, com o comunicado desta terça, teve a intenção de “manifestar à sociedade a disposição em colaborar com as autoridades”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]