• Carregando...
As propostas de mudanças na lei têm por objetivo evitar o desvio de recursos públicos e garantir mais transparência | /
As propostas de mudanças na lei têm por objetivo evitar o desvio de recursos públicos e garantir mais transparência| Foto: /

O Ministério Público Federal (MPF) começou a colher nesta segunda-feira (27) assinaturas em apoio a um projeto de lei de iniciativa popular para implantar no país dez medidas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. As medidas (veja abaixo) foram concebidas por procuradores federais com base na experiência da Operação Lava Jato. As propostas de mudanças na lei têm por objetivo evitar o desvio de recursos públicos e garantir mais transparência, rapidez e eficiência ao trabalho do Ministério Público e da Justiça.

Para endossar o projeto de lei, o cidadão pode procurar a unidade do MPF mais próxima de sua casa – os endereços podem ser acessados no link http://bit.ly/1HVHHS4 . Também é possível imprimir a ficha de adesão no site http://bit.ly/1JLGg6W para depois entregá-la em uma sede do MPF. Outra opção é enviar a ficha pelo correio para o endereço da força tarefa Lava Jato: Procuradoria da República no Paraná, Rua Marechal Deodoro, 933, Centro, CEP 80060-010 – Curitiba-PR. Quem quiser obter mais informações sobre o projeto de lei do MPF pode acessar o http://www.10medidas.mpf.mp.br .

Confira as 10 propostas

1. Tornar crime o enriquecimento ilícito de agentes públicos

2. Tornar crime o caixa 2 eleitoral e responsabilizar os partidos cujos candidatos cometerem essa prática.

3. Reformar a legislação sobre prescrição de penas, para evitar a impunidade.

4. Mudar as leis para evitar que os recursos judiciais sejam utilizados para atrasar o cumprimento das penas.

5. Criar a possibilidade de decretar prisão preventiva daquela pessoa suspeita de enriquecer ilicitamente que possa estar gastando o dinheiro público.

6. Criar regras de eficiência para o Ministério Público e para a Justiça, estabelecendo que um processo possa tramitar no máximo dois anos na primeira instância e um ano nas demais instâncias judiciais.

7. Aumentar as penas e tornar crime hediondo a prática de corrupção que envolve altas quantias de dinheiro.

8. Criar regras para dar mais rapidez aos processos de improbidade administrativa.

9. Restringir as possibilidades de a defesa pedir a nulidade de processos.

10. Ampliar as possibilidades de confisco de bens de pessoas que praticaram a corrupção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]