• Carregando...

Governadores e parlamentares de estados não produtores se reúnem em Brasília na terça-feira para analisarem a reação ao veto da presidente Dilma Rousseff à divisão dos royalties do petróleo. Vinte e quatro estados se sentiram prejudicados com o veto e devem reagir para garantir a divisão dos royalties do petróleo extraído em alto-mar.

O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), confirmou a reunião dos governadores para discutir o que será feito para derrubar o veto da presidente. "O assunto não se encerrou com o veto da presidente Dilma. Vamos insistir para que os royalties do petróleo beneficiem a todos os brasileiros e não seja privilégio para apenas dois estados [Rio de Janeiro e São Paulo]. Essa riqueza e do povo brasileiro.", destacou.

O deputado federal Júlio César (PSD-PI) disse que as bancadas dos estados prejudicados estão se mobilizando para analisar o veto e derrubá-lo em plenário. Para ele, esta é uma forma de fazer justiça social e partilhar melhor os recursos da União. "Com isso, a popularidade da presidente deve cair bastante. Ela prejudicou a muitos em detrimento de poucos", adiantou Júlio César.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou ontem nota lamentando a decisão da presidente Dilmasobre o projeto de lei que redistribui os royalties do petróleo. A nota, assinada pelo presidente Paulo Ziulkoski, convoca para "uma cruzada nacional", todos os gestores municipais e "os 170 milhões brasileiros que foram excluídos da distribuição dos royalties para mobilizarem-se desde já pela derrubada do veto pelo Congresso Nacional".

Comemoração

Enquanto os não produtores lamentam o veto presidencial, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), comemorou a decisão. Por meio de nota, o peemedebista elogiou a decisão . "O Rio de Janeiro agradece à presidenta Dilma Rousseff." Antes do fim do prazo para o veto, o governo de Cabral incentivou a manifestação "Veta, Dilma" no início da semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]