• Carregando...
Massuda iria para ministério. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Massuda iria para ministério.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O Diário Oficial da União da segunda-feira (20) trouxe a nomeação do secretário de Saúde de Curitiba, Adriano Massuda (PT), para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Massuda teria sido surpreendido com a nomeação.

O presidente estadual do PT, Ênio Verri, confirmou que o convite para a troca de cargo já era conhecido há algum tempo, mas que houve um “gap” no processo. A nomeação saiu antes de o secretário conversar com o prefeito Gustavo Fruet (PDT). Massuda permanece no cargo pelo menos até a próxima segunda-feira (27), quando deve ser reunir com Fruet, que está em viagem a Roma.

A situação ampliou a especulação sobre uma ruptura entre PT e Fruet. Verri minimizou a questão. “Não estamos desembarcando da gestão Fruet. O PDT é um aliado importante e estratégico para nosso partido não só em Curitiba, mas em todo Paraná.”

A prefeita em exercício, Mírian Gonçalves (PT), descarta que a eventual saída do secretário marque o início de uma ruptura. “De forma alguma. Não há qualquer desembarque previsto”, afirma. O rompimento da aliança em Curitiba tem sido alvo de especulações tendo em vista as eleições municipais no ano que vem.

Mírian atribuiu o problema da dupla nomeação de Massuda a um erro do gabinete do ministro da Saúde, Arthur Chioro. “O convite foi reiterado e o ministro se dispôs a conversar com o nosso prefeito sobre a liberação do secretário. Por equívoco, antes de o secretário dar uma resposta, a nomeação foi publicada”, conta.

Ela avalia que a eventual saída de Massuda não levará necessariamente à nomeação de outro petista para comandar a pasta. “A vinda do Massuda não era por cota do PT, mas por qualificação técnica. Ocorrendo a saída, o prefeito vai nomear o mais qualificado para o lugar dele.”

Em nota, Massuda afirma que a nomeação não significa o exercício efetivo de um cargo. “A responsabilidade administrativa só ocorre após a tomada de posse no cargo, o que deve ocorrer em até 30 dias após a data de nomeação. Enquanto isso, o secretário continua a desempenhar normalmente as suas atividades na Prefeitura Municipal de Curitiba. A Secretaria Municipal da Saúde reitera que o secretário recebeu o convite do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e só se posicionará sobre ele após conversa com o prefeito Gustavo Fruet”, diz o texto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]