• Carregando...
Marcio Anselmo, delegado da PF: mensalão mudou o parâmetro de investigação no país. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Marcio Anselmo, delegado da PF: mensalão mudou o parâmetro de investigação no país.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O delegado da Polícia Federal Marcio Anselmo afirmou nesta terça-feira (1.º) que as investigações de atos de corrupção passam por um bom momento no país. “Nunca se teve tantas autoridades com prerrogativa de foro sendo investigadas e processadas ao mesmo tempo”, disse Anselmo durante um café da manhã promovido pelo Instituto de Engenharia do Paraná (Iep).

INFOGRÁFICO: A linha do tempo da Operação Lava Jato

O delegado lembrou de operações da Polícia Federal que investigavam corrupção em órgãos públicos que acabaram anuladas por falhas no processo investigativo. “Nós passamos um período sombrio, tenebroso de investigações. Se vocês se recordarem, a maioria dos casos de corrupção foram anulados”, disse o delegado à plateia de engenheiros. Para o delegado, o processo do Mensalão foi um “divisor de águas” no combate à corrupção no Brasil.

Presidente do PT vai pedir a expulsão de senador preso

Leia a matéria completa

“Temos vivido ao longo de dois anos um período de teste à todas as instituições. Felizmente a gente tem conseguido passar neste teste”, avaliou o delegado. “A gente precisa ser otimista de que alguma lição vai sobrar disso tudo”, disse Anselmo.

Lava Jato

Cunha ameaça com impeachment de Dilma, e PT cogita desistir de cassação

Leia a matéria completa

Marcio Anselmo faz parte da força-tarefa responsável pelas investigações da Operação Lava Jato no Paraná. Ao iniciar a palestra, o delegado lembrou de uma frase do advogado Mario Oliveira Filho, que representava o lobista Fernando Soares, mais conhecido como Fernando Baiano. Quando a PF deflagrou a 7.ª fase da Lava Jato, que levou à prisão executivos das maiores empreiteiras do país, Oliveira Filho chegou a dizer que “se não fizer acerto [com políticos], não coloca um paralelepípedo no chão”. A frase gerou uma grande repercussão na época.

O delegado também destacou uma frase encontrada em uma agenda que pertencia ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. “Na primeira fase [da operação], nas buscas, foi apreendida a agenda de um ex-diretor da Petrobras e tinha uma frase do Millor [Fernandes] na agenda dele que era ‘Acabar com a corrupção é o objetivo supremo de quem nunca chegou ao poder’. Essa frase acabou ficando talvez como uma das mais emblemáticas de todo o trabalho”, destacou Anselmo.

Café da manhã

O evento dessa terça-feira (1.º) foi promovido pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) em parceria com o Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR), Sinduscon-PR, Universidade Positivo e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). Cerca de 50 profissionais acompanharam a palestra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]