• Carregando...
 | /
| Foto: /

Algum dia entre maio e dezembro de 2005: o então deputado federal paranaense José Janene (PP) visita a sede da Procuradoria da República do Paraná, localizada à época na Rua XV de Novembro, centro de Curitiba. Convencido pela então esposa, Stael Fernanda, e auxiliado pelo amigo Alberto Youssef, ele contaria aos procuradores como funcionava o esquema do mensalão, cujas denúncias começavam a rechear as páginas dos jornais e revistas. “Estava tudo combinado: ele ia entregar todo mundo, o esquema todo. Aí ele chegou lá e achou que o procurador foi arrogante, virou as costas, deu um ‘piti’ e foi embora”, conta Stael.

A primeira eleição

Dois anos depois da aproximação com Antonio Belinati, José Janene já havia ampliado o leque de negócios ilícitos com a prefeitura de Londrina e municípios da região. Ele mantinha, com a ajuda dos irmãos Faiçal e Assad, desde contratos com concessionárias de veículos até o aluguel de arquibancadas para eventos.

Leia a matéria completa

O episódio resume bem o perfil do empresário que ganhou visibilidade na política como pivô de um dos maiores casos de corrupção do país. “O Zé [Janene] era assim: me ame ou me odeie”, diz a mulher. “Ele se impunha pelo poder, pelo jeito de agir e era arrojado quando desviava dinheiro. Quem queria enriquecer se aproximava dele e ficava sob o guarda-chuva dele”, afirma o promotor do Ministério Público do Paraná Claudio Esteves, um dos primeiros a investigar as atividades ilícitas do ex-deputado, morto em 2010. “Vou ser curto e grosso: o Janene mandou no Brasil por mais de um ano”, conta um ex-funcionário do parlamentar, que pediu para não ser identificado.

Corrupção: conheça os 7 fatores de Londrina

Auge da carreira de Janene foi garantido por meio de emendas às prefeituras

Atendimento fiel aos pequenos municípios da região de Londrina deu ao parlamentar do PP votações cada vez mais expressivas

Leia a matéria completa

Foi em Londrina que Janene passou de empresário do ramo da iluminação pública, que mantinha contratos com prefeituras da região, a político. A aproximação se deu em 1988, quando o radialista Antonio Belinati buscava um financiador para a campanha a um segundo mandato de prefeito. “Foi um casamento perfeito. Um tinha o dinheiro e outro, a fala. Mas a conta veio depois”, aponta um político local. A “conta”, segundo ele, viria em indicações de confiança do empresário na prefeitura para assegurar – e superfaturar – contratos com a administração pública.

Colaboraram: Ewandro Schenkel, Fábio Silveira e Marcelo Frazão, do Jornal de Londrina.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]