• Carregando...
Advogado foi preso na manhã desta sexta-feira no Rio de Janeiro. | jose lucena//Futura Press/Folhapress)
Advogado foi preso na manhã desta sexta-feira no Rio de Janeiro.| Foto: jose lucena//Futura Press/Folhapress)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) suspendeu preventivamente a inscrição do advogado Edson Ribeiro, preso na manhã desta sexta-feira (27) ao desembarcar no Rio de Janeiro, vindo dos Estados Unidos. Ele é acusado de negociar o pagamento de vantagens ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, em troca do seu silêncio no acordo de delação premiada que poderia comprometer o senador Delcídio Amaral (PT-MS) e o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual. Ambos também estão presos, por determinação do Supremo Tribunal Federal.

Bernardo Cerveró, filho de Nestor Cerveró, gravou a conversa que teve com Delcídio, Edson Ribeiro e Diogo Ferreira - chefe de gabinete do senador - em 4 de novembro. Na gravação, o senador promete ajuda para conseguir a liberdade de Nestor Cerveró. O senador disse ter procurado, diretamente ou indiretamente, três ministros do STF para falar de um habeas corpus. Na gravação, Delcídio também promete auxílio financeiro à família e até mesmo planeja uma fuga para a Espanha. Cerveró também tem cidadania espanhola.

A decisão de suspender a inscrição do advogado foi tomada pelo presidente da OAB do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz. Isso porque Edson Ribeiro está inscrito na seccional fluminense. Em nota, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, elogiou a decisão. Ele disse que “a defesa da ética na profissão é fundamental para a valorização da classe” e que “a quase totalidade dos advogados brasileiros mantém o comportamento digno das pessoas de bem e as exceções não devem permanecer na classe”.

A OAB nacional já tinha encaminhado na quinta-feira solicitação à OAB do Distrito Federal para instaurar procedimento ético disciplinar contra Edson Ribeiro. Nesse caso, cabe à seccional do DF conduzir o procedimento porque a reunião gravada por Bernardo ocorreu em Brasília.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]