Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

sede

Palácio Iguaçu é reinaugurado; confira as fotos

Sede do governo do Paraná, construída nos anos 50, estava fechada desde 2007 para reforma. Festa teve missa, shows de duplas sertanejas e queima de fogos de artifício

  • Sandro Moser
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

O governador Orlando Pessuti (PMDB) reinaugurou na madrugada deste domingo (19), durante uma grande festa em homenagem aos 157 anos da emancipação política do Paraná, o Palácio Iguaçu. Sede do governo paranaense desde os anos 50, o prédio estava fechado desde 2007 para passar por sua primeira grande reforma.

A cerimônia de inauguração teve missa e apresentações musicais e religiosas e shows das duplas Willian e Renan e Chitãozinho e Xororó. À meia noite, a faixa que cobria a fachada do Palácio desde a semana passada foi descerrada e uma queima de fogos anunciou a reinauguração do prédio público – uma reforma que custou R$ 31 milhões.Apesar da festa, tanto o governador Pessuti, quanto o secretário de Obras Públicas Júlio Araújo Filo, porém, admitiram que a reforma edifício não está completa . “Ainda restam algumas questões por resolver nestas duas semanas que restam até que o novo governador assuma”, disse Pessuti.

Ainda falta concluir as últimas instalações das áreas administrativas e de alguns dos 54 banheiros do prédio, a recuperação do paisagismo do projeto original, a conclusão de heliponto para a descida de helicópteros no fundo do Palácio e de alguns outros pontos considerados “detalhes” pelo atual governador.

Pessuti preferiu ressaltar que entrega, ao final de seu mandato de nove meses (assumido após a renúncia do ex-governador Roberto Requião, que concorreu e se elegeu ao Senado Federal), um estado mais bem aparelhado do que recebeu. Pessuti foi justo com o ex-companheiro e hoje desafeto político Requião, reconhecendo a sua iniciativa em reformar o Palácio.

“Quando assumimos, há oito anos, tínhamos uma sede de governo em más condições de conservação. Neste final de mandato, tenho orgulho entregar a população dois palácios maravilhosos”, disse referindo-se também ao Palácio das Araucárias, sede temporária do poder executivo que foi inaugurado há três anos.

O governador eleito Beto Richa (PSDB), que será o vigésimo governador a despachar do Iguaçu, não compareceu à festa, pois estaria viajando. Neste domingo (19) à tarde, o saguão do Palácio fica aberto para a visitação pública e na segunda-feira (20) as obras de conclusão serão retomadas.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida Pública

  1.  | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

    Celso nascimento

    Caixa foi autora de um dos questionamentos à licitação cancelada

  2. O Palácio do Planalto, onde fica o presidente da República. | Beto Barata/PR

    Celso Nascimento

    Não dá para esperar um “D. Sebastião” na Presidência. Isso é só uma lenda

  3. Grande parte dos servidores públicos ativos e inativas está pendurada em consignados. | Rafael Neddermeyer/USP Imagens/Fotos Públicas

    Opinião

    Governo Richa lança edital para nova empresa gerenciar sistema de empréstimos a servidores

PUBLICIDADE