• Carregando...

O governador Orlando Pessuti (PMDB) reinaugurou na madrugada deste domingo (19), durante uma grande festa em homenagem aos 157 anos da emancipação política do Paraná, o Palácio Iguaçu. Sede do governo paranaense desde os anos 50, o prédio estava fechado desde 2007 para passar por sua primeira grande reforma.

A cerimônia de inauguração teve missa e apresentações musicais e religiosas e shows das duplas Willian e Renan e Chitãozinho e Xororó. À meia noite, a faixa que cobria a fachada do Palácio desde a semana passada foi descerrada e uma queima de fogos anunciou a reinauguração do prédio público – uma reforma que custou R$ 31 milhões.Apesar da festa, tanto o governador Pessuti, quanto o secretário de Obras Públicas Júlio Araújo Filo, porém, admitiram que a reforma edifício não está completa . "Ainda restam algumas questões por resolver nestas duas semanas que restam até que o novo governador assuma", disse Pessuti.

Ainda falta concluir as últimas instalações das áreas administrativas e de alguns dos 54 banheiros do prédio, a recuperação do paisagismo do projeto original, a conclusão de heliponto para a descida de helicópteros no fundo do Palácio e de alguns outros pontos considerados "detalhes" pelo atual governador.

Pessuti preferiu ressaltar que entrega, ao final de seu mandato de nove meses (assumido após a renúncia do ex-governador Roberto Requião, que concorreu e se elegeu ao Senado Federal), um estado mais bem aparelhado do que recebeu. Pessuti foi justo com o ex-companheiro e hoje desafeto político Requião, reconhecendo a sua iniciativa em reformar o Palácio.

"Quando assumimos, há oito anos, tínhamos uma sede de governo em más condições de conservação. Neste final de mandato, tenho orgulho entregar a população dois palácios maravilhosos", disse referindo-se também ao Palácio das Araucárias, sede temporária do poder executivo que foi inaugurado há três anos.

O governador eleito Beto Richa (PSDB), que será o vigésimo governador a despachar do Iguaçu, não compareceu à festa, pois estaria viajando. Neste domingo (19) à tarde, o saguão do Palácio fica aberto para a visitação pública e na segunda-feira (20) as obras de conclusão serão retomadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]