• Carregando...
Trabalhos no Congresso Nacional voltam somente no próximo dia 16 de fevereiro. | Antônio Cruz/Agência Brasil/Fotos Públicas
Trabalhos no Congresso Nacional voltam somente no próximo dia 16 de fevereiro.| Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil/Fotos Públicas

Deputados, senadores e vereadores vão curtir um feriado estendido neste pós-carnaval. Na Câmara Federal e no Senado, que costumam fazer sessões deliberativas entre terça e quinta-feira, as sessões só voltarão no próximo dia 16. Já na Assembleia e na Câmara de Curitiba, que realizam sessões ordinárias de segunda a quarta-feira, os trabalhos serão retomados na segunda-feira (15).

Na Câmara Federal, o recesso foi total durante o carnaval. Nem as sessões não-deliberativas foram marcadas – nessas ocasiões, também conhecidas como sessões de debate, a presença dos parlamentares não é obrigatória e não há uma pauta de votações. Geralmente, essas sessões são realizadas nas segundas e sextas-feiras.

Já o Senado marcou sessões não-deliberativas para quinta e sexta-feira, mas, assim como na Câmara, a presença não é obrigatória. As sessões “de verdade” serão retomadas na próxima terça-feira, mas reuniões de comissões estão marcadas para segunda-feira.

Na Câmara de Curitiba, as sessões ordinárias costumam ser realizadas no período da manhã – logo, as três sessões da semana caíram no feriado. Os trabalhos serão retomados na próxima segunda-feira, mas a pauta ainda não foi divulgada.

O "Bolsa Miami" já rendeu R$ 2 bilhões a juízes e promotores

Leia a matéria completa

Na Assembleia, as sessões ocorrem no período da tarde – logo, a sessão desta quarta (10) poderia ter sido realizada. Os trabalhos também serão retomados na segunda, e a pauta já foi divulgada – de sete projetos que serão votados, seis tratam de títulos de utilidade pública e de datas comemorativas. O único projeto relevante é de autoria da deputada Cantora Mara Lima (PSDB) e trata da reserva de vagas de estágio para alunos de escola pública.

Antes do carnaval, todas as casas legislativas trabalharam somente uma semana. Isso ocorreu porque, por lei, elas entram em recesso entre meados de dezembro (a data exata varia de acordo com a Casa) e o início de fevereiro. Assim, na prática, a disputa política que esquentou o clima nos parlamentos no fim de 2015, especialmente na Câmara Federal, só deve ser retomada a partir da próxima semana.

Executivo

Por outro lado, os ocupantes do poder Executivo voltaram ao batente nesta quarta-feira. O prefeito Gustavo Fruet (PDT) e o governador Beto Richa (PSDB) estão despachando em seus gabinetes na tarde desta quarta-feira, e devem se encontrar em solenidade no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na sexta-feira (12).

Já a presidente Dilma Rousseff (PT) participou de duas reuniões na tarde desta quarta-feira, uma delas com representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e outra com o ministro-chefe de Comunicação Social Edinho Silva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]