• Carregando...
Oliveira, deputado federal; Praczyk, deputado estadual; Pastor Valdemir, vereador | Fotos: Ivonaldo Alexandre, Antonio More e Daniel Castellano
Oliveira, deputado federal; Praczyk, deputado estadual; Pastor Valdemir, vereador| Foto: Fotos: Ivonaldo Alexandre, Antonio More e Daniel Castellano

Braço político da Igreja Universal do Reino de Deus, o PRB passou a ter neste mês representantes nos legislativos curitibano, paranaense e federal. O último dos "pastores-parlamentares" da legenda é Oliveira Filho, que assumiu há duas semanas a vaga aberta na Câmara dos Deputados com a posse do novo prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim (DEM). Os outros dois são o vereador Valdemir Soares e o deputado estadual Edson Praczyk. A ascensão do partido no estado ocorre em paralelo ao crescimento em Brasília. Em 2012, o senador do PRB Marcelo Crivella assumiu o Ministério da Pesca.

Oliveira fez 61 mil votos em 2010 e foi o 3.º suplente da coligação do PSDB, PP, DEM, PPS e PRB. A permanência dele no mandato até 2014 está ligada à manutenção de dois secretários do governo Beto Richa – o da Fazenda, Luiz Carlos Hauly (PSDB), e o de Desenvolvimento Urbano, Cézar Silvestri (PPS).

Essa é a 3.ª vez que Oliveira Filho assume mandato na Câmara. Ele foi eleito por ­duas ve­­zes seguidas, em 1998 e 2002, mas ficou de fora em 2006. Nessa derrota, o deputado era presidente estadual do PL (atual PR), partido que estava no centro dos escândalos do mensalão e dos sanguessugas. "Embora não tivesse nada a ver com essas situações, minha candidatura sofreu com os respingos das acusações contra o Bispo Rodrigues e o Valdemar Costa Neto", diz Oliveira, referindo-se aos dois ex-correligionários que foram condenados pelo STF por envolvimento no mensalão.

No recomeço em Brasília, a primeira atitude do deputado foi se desvincular do antigo nome de guerra, Pastor Oliveira, e pedir para ser chamado de Oliveira Filho. "Na política, ficou muito vulgarizada essa questão de ser pastor. Não quero prevalecer pelo aspecto religioso; sou um deputado do Paraná", explica. O desenvolvimento da pesca no estado será sua principal bandeira. A ideia é aproveitar os vínculos com Crivella – outro político que fez carreira como pastor da Universal.

Oliveira também será presidente estadual do PRB para preparar o partido para a eleição de 2014. Segundo ele, a busca por novas lideranças já começou e não está restrita a nomes ligados à Universal. "No partido não se discute religião, se discute política."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]