• Carregando...
Segundo a pesquisa, Lula perderia a eleição para presidente se concorresse com o juiz Sergio Moro. | José Cruz/Agência Brasil
Segundo a pesquisa, Lula perderia a eleição para presidente se concorresse com o juiz Sergio Moro.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

De acordo com um levantamento publicado nesta segunda-feira (25) pelo Instituto Paraná Pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conta com a confiança de grande parte da população brasileira.

Ele lidera com folga a pesquisa sobre quem as pessoas não gostariam de ter como vizinho. Ele somou 44% das respostas. Aécio Neves (PSDB), com 17%, e Jair Bolsonaro (PSC), com 11%, completam os três primeiros lugares da pesquisa. Marina Silva (Rede) aparece apenas em quinto nesse quesito, logo após da opção nenhum.

OS NÚMEROS: Veja as perguntas e respostas da pesquisa

O ex-presidente também está na frente em respostas para a pergunta “sumiço de objeto”. “Se o Sr(a) estivesse em uma festa na sua casa com todas essas pessoas e sumisse algum item de valor, qual dessas pessoas seria o maior suspeito?”, questionou o Paraná Pesquisas. Lula (PT) foi indicado por 46,7%, Aécio Neves (PSDB) foi lembrado por 16,9%, e Jair Bolsonaro (PSC) foi o terceiro presidenciável mais apontado, com 5,8%.

“Marina boa praça”

Marina Silva (Rede) é a “mãe de aluguel” ideal para 32% dos entrevistados, que deixariam ela cuidar dos próprios filhos. Em segundo lugar aparecem Lula (PT), Aécio Neves (PSDB), José Serra (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSC), mas nenhum ultrapassa 10% da preferência. Já no quesito parceria para um almoço, a ex-senadora ganha com 20%, contra 17% do nenhum, 15% de Lula (PT) e 13% do tucano Aécio Neves.

A presidenciável também lidera o quesito administração de empresa, 18% da preferência. Outros 14% prefeririam o atual ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB) à frente do seu negócio. Lula (PT), com 13%, e Aécio Neves (PSDB), com 12%, completam a liderança de confiança.

Lula x Moro

Se as eleições para presidente da República fossem hoje, 57,9% dos entrevistados escolheriam o juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, em detrimento a Lula (PT), apontado por 21,3% nessa pesquisa, quase empatado com os 20,8% que não escolheriam nenhum dos dois. O Paraná Pesquisas também questionou os entrevistados se Sergio Moro deveria se candidatar às eleições presidenciais: 51,8% responderam que sim.

Dilma diz que melhora na economia do Brasil não se deve a Temer

Leia a matéria completa

Panorama das eleições

Os brasileiros também são favoráveis ao pleito nesse ano, segundo o levantamento, com 67,1% de respostas positivas. Já 92,5% acreditam que os políticos têm que ser julgados pela Justiça comum e 91,5% afirmaram que não votariam em candidatos envolvidos na Operação Lava Jato.

Metodologia

Todas as perguntas que englobam esses dados foram estimuladas, ou seja, orientadas de acordo com uma lista pré-definida com os seguintes nomes: Lula (PT), Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (Rede), José Serra (PSDB), Jair Bolsonaro (PSC), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Alvaro Dias (PV), além de nenhum e não sabe. O Paraná Pesquisas ouviu 2.020 pessoas entre os dias 20 e 23 de julho. O levantamento foi feito em 158 municípios de 24 estados e no Distrito Federal e ouviu 1.060 mulheres (52%) e 960 homens (48%).

No levantamento, 40% dos entrevistados disseram ter o ensino fundamental completo, 42% afirmavam ter o médio concluído e apenas 18% se enquadraram em curso superior. O Sudeste foi a região com maior número de entrevistados, com 43%. O nome do estudo é Perfil dos Candidatos à Presidente, Avaliação dos Poderes e Eleições no Brasil e a margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

Segundo o Paraná Pesquisas, a metodologia de perguntas temáticas é uma maneira de captar a percepção do eleitor a partir do sentimento. Em relação ao cuidado da criança, mostra o grau de confiança. Em relação ao vizinho, a percepção é pelo comportamento (chato ou legal?). Já na pergunta sobre a empresa, as respostas medem o grau de competência enxergado pelos brasileiros. A pergunta mais polêmica, sobre o sumiço do objeto, tem como característica observar a percepção de corrupção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]