• Carregando...
Newton Ishii ao lado de José Carlos Bumlai: visto com desconfiança por agentes da PF. | Daniel Castellano
/Gazeta do Povo
Newton Ishii ao lado de José Carlos Bumlai: visto com desconfiança por agentes da PF.| Foto: Daniel Castellano /Gazeta do Povo

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o vazamento de termos da delação premiada do ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, que estava sendo negociada com o Ministério Público Federal. Na gravação que levou à prisão Delcídio do Amaral (PT-MS), o senador conta ter sido surpreendido ao ver trechos da delação do ex-diretor da estatal nas mãos de André Esteves, presidente do BTG Pactual.

Na gravação, o advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, preso nesta sexta-feira (27) no Rio de Janeiro , afirma que a cópia “só pode ter saído, do escritório da Alessi, Polícia Federal ou Sérgio Riera. Saber da Alessi se ela passou pro Sérgio alguma coisa com [algo] atrás escrito”. No áudio, Bernardo Cerveró lança suspeita sobre carcereiros da Polícia Federal e Ribeiro cita “o japonês bonzinho”.

Acusado de obstruir a Lava Jato, advogado de Cerveró é preso ao desembarcar no Rio

Leia a matéria completa

O japonês em questão é Newton Ishii, agente da PF que faz a escolta na transferência de presos em Curitiba e que ganhou notoriedade por aparecer nas fotos ao lado dos principais réus da Lava Jato. Ishii já foi investigado pela própria Polícia Federal em 2003, suspeito de envolvimento com contrabando. retornou ao posto e é visto como uma pessoa de confiança dos delegados da Polícia Federal.

Edson : Quem é que poderia levar isso pro André?

Bernardo : Eu acho que é carcereiro. O cara dá 50 mil ai pra você.

Edson : A gente num entende, pô!

Bernardo : Carcereiro, Nilton... os caras

são muito legais.

Em outro trecho, Ribeiro volta a falar do agente da PF:

Delcídio: Alguém pegou isso aí e deve ter reproduzido. Agora quem fez isso é que a gente não sabe.

Edson: É o japonês. Se for alguém é o japonês.

Diogo: É o japonês bonzinho.

Delcídio: O japonês bonzinho?

Edson: É. Ele vende as informações para as revistas.

Bernardo: É, é.

Delcídio: É. Aquele cara é o cara da carceragem ele que controla a carceragem.

Bernardo: Sim, sim.

Alessi pode ser Alessi Brandão, advogada em Curitiba e que atua em parceria com Ribeiro na defesa de Cerveró. Sérgio Riera é o advogado de Fernando Soares, um dos delatores da Lava Jato.A reportagem entrou em contato com os dois advogados, mas ainda não obteve retorno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]