• Carregando...
 | Brunno Covello/Gazeta do Povo
| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

A Polícia Federal (PF) apreendeu no gabinete do senador Delcídio Amaral (PT-MS) uma cópia da delação premiada do lobista Fernando Baiano, documento ainda sob sigilo e cujo repasse é fruto de um “canal de vazamento”, segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A informação sobre a apreensão foi confirmada ao GLOBO pelo advogado Délio Lins e Silva, que defende o chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira Rodrigues. A Procuradoria Geral da República (PGR) e a PF mantêm sob sigilo o material apreendido na operação feita.

As buscas e apreensões — inclusive na casa e no gabinete do senador — foram pedidas pela PGR, autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpridas pela PF na última quarta-feira, 25. Delcídio foi preso preventivamente e Diogo, temporariamente — o prazo de cinco dias termina neste domingo, 29. A PF também prendeu o banqueiro André Esteves, dono do Banco BTG Pactual, e o advogado Edson Ribeiro, que defendia o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. A suspeita é de que o grupo atuou para garantir a retirada dos nomes de Delcídio e Esteves da delação de Cerveró.

Prisão de Delcídio agrava crise, mas Dilma e Cunha devem ficar para o Natal

Prisão do senador Delcídio do Amaral surpreende Brasília, mas efeito prático no curto prazo sobre o futuro da presidente e do peemedebista é reduzido

Leia a matéria completa

Um dos principais motivos para Janot pedir uma busca e apreensão no gabinete do líder do governo no Senado foi a informação de que ele detinha, de forma ilegal, cópias da delação de Baiano e do rascunho da delação de Cerveró. Os dois delatores citaram o senador como suposto beneficiário de desvios da Petrobras. O próprio Delcídio, na gravação feita pelo filho de Cerveró e usada como prova para as prisões, afirma ter tido acesso ao material.

“Eu tive, nós tivemos acesso à delação do Fernando. Nós conseguimos aquilo que dizia respeito a mim”, afirmou o senador na conversa gravada, que contou com a participação de Diogo, Edson e Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras. Da conversa, Janot concluiu que Delcídio teve acesso aos anexos da delação de Baiano, operador do PMDB no esquema de desvios da Petrobras. Os documentos “ainda estão sob sigilo” e “trata-se de elemento adicional de demonstração da existência do canal de vazamento e de que o congressista é seu beneficiário”, registrou Janot nos pedidos de prisão e de busca e apreensão.

Diogo foi interrogado pela PF no dia de sua prisão. Os policiais questionaram sobre o material apreendido no gabinete do senador, entre eles cartões, bilhetes e uma cópia da delação de Baiano, conforme o advogado Délio Lins. O defensor jurídico diz que o depoimento foi dado ainda pela manhã de quarta, sem a sua presença.

“Diogo respondeu achar que alguém da imprensa entregou essa cópia encontrada no gabinete do senador. Os policiais quiseram saber quem entregou”, disse o advogado. Ele espera que o chefe de gabinete deixe a prisão neste domingo. “Uma prorrogação da prisão seria abusiva. A prisão já cumpriu seu motivo”, afirmou.

Delcídio também foi questionado sobre a delação de Baiano. Os termos do depoimento registram: “Que tomou conhecimento das declarações de Fernando Baiano que implicam o declarante, o que ocorreu, inicialmente, a partir de matérias veiculadas na imprensa e, passado algum tempo, por trechos dessas declarações que foram levadas à liderança do governo no Senado, possivelmente através de algum servidor do gabinete que as obteve com algum jornalista”. As citações de Baiano eram sobre “a aquisição de sondas pela Petrobras ou a compra da refinaria de Pasadena”, ainda conforme o depoimento do senador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]