• Carregando...

A Polícia Federal fez uma busca nesta sexta-feira no apartamento do advogado Marcelo “Salahuddin” Bulhões dos Santos, em Brasília. Haveria suspeita de que se trata de uma investigação sobre uma suposta atividade terrorista, mas não há informação de envolvimento direto do advogado. Marcelo, que hoje é funcionário da embaixada de Omã, um país da península arábica, já trabalhou na Casa Civil da Presidência da República entre janeiro de 2007 e setembro de 2010 como supervisor de legislação de pessoal.

Foram apreendidos computadores, pen drives e documentos no apartamento dele. Um veículo do Grupo Antibomba da PF participou da ação, que foi acompanhada por um representante da OAB, chamado Mauro Lustosa. A legislação brasileira proíbe operações em escritórios de advocacia - que, no caso, fica no próprio apartamento de Marcelo - sem o acompanhamento de alguém da OAB.

Em 11 de setembro de 2013, Marcelo mandou um ofício à senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente da CPI da Espionagem, com documentos sobre o assunto e também reclamando do monitoramento de brasileiros muçulmanos. “Há ainda fortes indícios de que vários cidadãos brasileiros de origem árabe e/ou de confissão islâmica tenham sido objetos de investigação por parte de órgãos de inteligência nacionais e estrangeiros, sendo que nem sempre haveria motivo plausível para tal. Nesse sentido, houve, inclusive, diversas ocasiões em que o ora signatário presenciou a interferência de serviços estrangeiros na atuação de órgãos do governo federal, dentre os quais é possível destacar o Departamento de Polícia Federal, do qual o subscritor é ex-servidor”, diz o advogado.

Na época em que trabalhou na Presidência, Dilma era a ministra da Casa Civil. Em seu Facebook, ele até postou foto com a presidente Dilma Rousseff, quando ela era ministra. Além disso, segundo informa no seu perfil na rede Linkedin, trabalhou na própria PF entre 2004 e 2007, tendo desempenhado funções na Interpol, e hoje participa do Comitê da Diversidade Religiosa da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

No Cadastro Nacional de Advogados (CNA), disponível no site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ele dá como telefone de contato profissional um número que hoje é da Secretaria de Portos, vinculada à Presidência da República.

No seu perfil na rede Linkedin, ele disse que foi o “responsável pela normatização dos procedimentos em recursos humanos da Casa Civil da Presidência da República, entre o primeiro semestre de 2007 e o segundo semestre de 2010”. Diz ainda ter militância como advogado, com “preponderante atuação na área de nacionalidade e naturalizações de cidadãos estrangeiros”. Afirma também que faz assessoria jurídica gratuita a quem não pode pagar pelo serviço, “especialmente no que concerne a relevantes serviços prestados à comunidade árabe-brasileira residente na cidade de Brasília”.

No Linkedin, informa também ter inglês fluente, espanhol avançado e árabe entre básico e intermediário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]