• Carregando...

A Polícia Federal investiga três pré-candidatos ao governo do Distrito Federal: Agnelo Queiroz (PT), que deve tentar a reeleição, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB-DF). De acordo com o site "Congresso em Foco", a investigação ainda envolve o senador e ex-governador do DF Cristovam Buarque (PDT), os deputados federais Policarpo (PT-DF) e Érika Kokay (PT-DF) e o deputado distrital Cabo Patrício (PT).

A suspeita é que eles tenham promovido um churrasco no período eleitoral, em 2010, para angariar votos. O inquérito foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), pois, entre os envolvidos, há pessoas com direito a foro privilegiado.

O site afirma que naquele ano, a Procuradoria Regional Eleitoral do Distrito Federal recebeu uma denúncia anônima com 64 fotos do evento, que teria acontecido em chácara do proprietário da Formato Engenharia, Sérgio Henrique de Melo. Nas fotos, os participantes aparecem com camisetas e adesivos de campanha dos sete políticos e também da então candidata à presidência Dilma Rousseff, segundo a denúncia.

A PF abriu o inquérito em março de 2011 e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) afirmou que o caso deveria ser remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF) por envolver congressistas. Após muitos recursos para manter a investigação na primeira instância, só agora a denúncia vai ser apurada, quase quatro anos depois dos fatos e às vésperas das próximas eleições.

O inquérito chegou ao gabinete do ministro Ricardo Lewandowski há um mês, em 23 de dezembro, afirma a reportagem, e ainda deve ser analisado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O ministro do Supremo terá de decidir as diligências a serem pedidas pelo Ministério Público para comprovar se houve ou não compra de votos.

Os envolvidos negam a participação, segundo o "Congresso em Foco". Pitiman afirmou que não teve relação com o evento, e que foi apenas citado em faixas que mostravam seu nome nas fotos. O Ministério Público acredita que há "indícios de participação" de Pitiman no evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]