• Carregando...

A Polícia Federal já prendeu nesta quinta-feira 38 pessoas acusadas de envolvimento num esquema de fraude em licitações para compra de ambulâncias em municípios pobres do interior do país. Entre os presos está o ex-deputado federal Ronivon Santiago. A PF está tentando ainda prender um ex-deputado do Rio (cujo nome ainda não foi divulgado) também suspeito de ligação com o esquema. A quadrilha teria movimentado R$ 110 milhões entre 2002 e 2005.

Ronivon Santiago foi preso em Rio Branco, no Acre, e está sendo levado para Cuiabá, base da operação da PF. Esta é a segunda vez que o ex-deputado é preso pela PF. Só em Brasília foram presas 18 pessoas, entre elas assessores parlamentares e servidores públicos que ajudavam a preparar as emendas do Orçamento da União para a compra superfaturada das ambulâncias. Eles são acusados de crimes contra a ordem tributária, formação de quadrilha, fraude em licitação e corrupção ativa e passiva.

A operação Sanguessuga teve início às 6h, para cumprir 70 mandados de prisão, busca e apreensão em quatro estados (Acre, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Amapá) e no Distrito Federal. Segundo a PF o esquema começava no Congresso, durante a votação de emendas parlamentares ao Orçamento da União. O então deputado Ronivon Santiago, do Acre, apresentava uma emenda para a liberação de recursos para a compra de ambulâncias no Mato Grosso.

O empresário Marco Antonio Lopes, também preso, atuava junto às prefeituras que seriam beneficiadas, para favorecer empresas em que tinha interesse, de modo que ganhassem as licitações para a compra de ambulâncias.

Ronivon Santiago, do PP do Acre, foi cassado em julho de 2004 pelo Tribunal Regional Eleitoral daquele estado sob acusação de compra de votos na eleição de 2002. Graças a diversos recursos judiciais, ele conseguiu esticar sua permanência na Câmara até dezembro deo 2005, quando teve a perda do mandato declarada pela Mesa. Em seu lugar, assumiu o deputado Chicão Brígido (PMDB-AC).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]