• Carregando...
Senado está em sessão desde o dia 25 de agosto, para o julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff | Marcos Oliveira/Agência Senado
Senado está em sessão desde o dia 25 de agosto, para o julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O placar do impeachment apontou, no final da tarde desta terça-feira (30), 55 votos favoráveis ao afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff (PT). A votação derradeira deve acontecer nesta quarta-feira (31), segundo previsão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que preside os trabalhos do julgamento no Senado.

O resultado veio após a definição da bancada do Maranhão na casa, que decidiu que iria votar em bloco. Desta forma, Edison Lobão (PMDB), João Alberto Souza (PMDB) e Roberto Rocha (PSB) firmaram voto a favor do afastamento definitivo da presidente.

Apesar dos 55 votos já declarados, apoiadores do impeachment calculam ter 58 votos pelo afastamento definitivo de Dilma Rousseff. Acreditam que, até quarta, quando ocorrerá a votação, que será nominal, aberta, no painel eletrônico, podem contabilizar apoio de até 61 senadores.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, afirmou nesta manhã que a votação final do impeachment deve ocorrer somente na quarta-feira. Isso porque ele pretende separar a fase desta terça, quando ocorrem os discursos dos senadores, da última etapa do julgamento, que é a votação em si.

O adiamento afeta os planos do presidente interino, Michel Temer, que pretende ir nesta semana à China para participar do encontro do G20. Caso seja efetivado no cargo, esta será a primeira viagem internacional dele como presidente da República. Seu governo mobilizou a base aliada para tentar antecipar a conclusão para o final da noite desta terça.

A defesa de Dilma já preparou ações para recorrer do impeachment no STF, caso seja cassada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]