• Carregando...
Fila para atendimento na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) foi grande nesta quinta-feira (23), feriado de Corpus Christi | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Fila para atendimento na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) foi grande nesta quinta-feira (23), feriado de Corpus Christi| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O plantão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR) nesta quinta-feira (23), feriado de Corpus Christi, atraiu milhares de pessoas que precisam fazer o recadastramento pelo sistema biométrico, que identifica a pessoa pelas impressões digitais. Uma grande fila se formou e permaneceu ao longo do dia em frente à sede do Tribunal, no bairro Prado Velho, em Curitiba. Por volta das 15h30, cerca de 4 mil atendimentos já haviam sido realizados.

Segundo a chefe de atendimento, Alessandra Luiz, a expectativa é de que mais de 6 mil pessoas passem pelo local até o fim do dia. Após as 18 horas, senhas serão distribuídas, garantindo o atendimento de quem ainda estiver na fila. "As pessoas estão aproveitando que não precisam trabalhar para fazer o recadastramento", explica Alessandra.

Segundo dados da assessoria de imprensa do TRE, até o último balanço, realizado no dia 13 de julho, 165 mil dos 1,3 milhão de eleitores de Curitiba já haviam feito o recadastramento. O prazo final é 20 de janeiro de 2012. Quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado.

Novo plantão no sábado

O TRE deve funcionar normalmente nesta sexta-feira (24) e fará um novo plantão no sábado (25). O horário é o mesmo para os dois dias: das 9 às 18 horas. Ainda de acordo com Alessandra, o grande movimento do feriado deve se repetir. "Alertamos que é necessário que as pessoas tragam a documentação correta para não demorar ainda mais na fila", completa.

Confira os prazos e documentos necessários para fazer o recadastramento

Neste sábado, não há mais vagas, mas para para facilitar o processo em outros dias o eleitor pode agendar o atendimento no site do TRE. O órgão também elaborou uma tabela para atendimento de acordo com o mês de nascimento do eleitor.

O recadastramento atende a uma medida determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para incluir Curitiba entre as cidades que terão eleição em 2012 através da urna biométrica. Mesmo as 54 mil pessoas que já fizeram o cadastro digital em 2010 devem retornar à Central do Eleitor até janeiro de 2012.

Ao comparecer ao TRE, o eleitor fará o cadastramento de sua impressão digital, registro fotográfico e atualização de dados cadastrais. No dia da eleição, ele deverá ser identificado em sua seção eleitoral por meio da impressão digital e o sistema biométrico irá liberar a urna eletrônica para votação.

Título cancelado

Sem o título eleitoral não é possível tirar o passaporte ou matricular-se em nenhum curso superior (tanto em universidades públicas como em particulares). Os servidores públicos que não atenderem à convocação do TRE terão o pagamento do salário suspenso.

Curitiba é uma das 187 cidades que irão implantar a eleição biométrica no ano que vem. A expectativa do TSE é que, em todo o Brasil, 6,1 milhões de eleitores compareçam aos postos de atendimento e cartórios para coleta das impressões digitais neste ano e cerca de 10 milhões de pessoas utilizem a impressão digital para identificação nas próximas eleições.

Serviço

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba. Endereço: Rua João Parolin, nº 55, Prado Velho. Horário: 9 às 18 horas

Confira os prazos e documentos necessários para fazer o recadastramento

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]