• Carregando...
Cachorro da PM morde cinegrafista: em SP, cães foram banidos. | Reprodução / TV Bandeirantes
Cachorro da PM morde cinegrafista: em SP, cães foram banidos.| Foto: Reprodução / TV Bandeirantes

A Polícia Militar do Paraná (PM), via assessoria de imprensa, afirmou que os cachorros usados para conter manifestantes no protesto de quarta-feira (29) “só atacaram porque foram ameaçados”. O deputado Rasca Rodrigues (PV) e o cinegrafista da TV Band, Luiz Carlos de Jesus, foram mordidos por cães das raças pit bull e pastor belga que estavam com os policiais.

A intenção da PM era usar os animais para conter manifestantes que porventura invadissem a Assembleia Legislativa durante a votação do projeto de lei que alterou a previdência dos servidores. Os cães seriam o “último recurso” da estratégia policial contra os manifestantes, depois do uso de balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo de efeito moral.

“Tudo que era de recurso mais enfático foi colocado do lado de dentro [da Assembleia]. Mas se ainda assim os manifestassem entrassem, estariam errados porque a Justiça havia proibido a entrada”, disse por telefone a assessoria da corporação.

Ainda segundo a PM, Rasca e Jesus se movimentaram “muito rápido” na rampa de acesso à Assembleia, e no tumulto teriam encostado nos policiais condutores dos dois cachorros. Os animais sentiram que os donos estavam sendo ameaçados e atacaram.

O cinegrafista filmou o momento da mordida e depois foi levado às pressas para um hospital e passa bem. Em entrevistas, ele disse que caso a mordida tivesse sido três centímetros distante do ponto do ferimento, ele poderia ter morrido, já que o cachorro acabaria atingindo a sua artéria femural, causando uma hemorragia instantânea.

Já o deputado Rasca Rodrigues, que votava com a oposição, contra o projeto de reforma da previdência do governo Beto richa (PSDB), voltou para dentro da Assembleia e mostrou o braço ensanguentado para os demais parlamentares como símbolo da truculência da repressão ao protesto.

“A PM lamenta o ocorrido, mas foi um acidente provocado apenas porque as pessoas encostaram nos condutores”, asseverou a assessoria da PM.

Veja todas as notícias sobre a greve dos professores no Paraná

Banido

O uso de cachorros foi banido há anos no controle de multidões em São Paulo, referência para as forças policiais de todo o país. O ex-secretário Nacional de Segurança Pública e coronel da reserva da PM de São Paulo, José Vicente da Silva Filho, afirmou em reportagem publicada pela Gazeta do Povo que o uso de cães não é recomendado porque eles se irritam com facilidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]