• Carregando...
Eleitores de 60 municípios utilizaram a nova tecnologia das urnas biométricas, de identificação digital nas útlimas eleições | Agência Brasil
Eleitores de 60 municípios utilizaram a nova tecnologia das urnas biométricas, de identificação digital nas útlimas eleições| Foto: Agência Brasil

Os eleitores paranaenses que não votaram ou justificaram o voto nas últimas três eleições têm até a próxima quinta-feira (14) para regularizar a situação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O processo é necessário para evitar o cancelamento do título de eleitor.

Das 9h às 15h30 desta terça-feira (12), foram realizados 1.978 atendimentos no TRE sendo 1.818 para eleitores que possuem pendências com a Justiça Eleitoral. Nas semanas anteriores, houve dias nos quais o número de atendimento, das 9h às 18h, não chegou a 1 mil.

De acordo com a assessoria do TRE, a espera para o atendimento preferencial demora cerca de 10 minutos, enquanto para o público em geral varia de 20 a 30 minutos. Em alguns casos, como os de eleitores e mesários que não compareceram aos locais de votação nas últimas eleições, é preciso pagar multa, sem valor fixo, para regularizar a situação.

Para a regularização, é necessário comparecer ao TRE com o título de eleitor, documento com foto, comprovante de residência e justificativas para a ausência, caso exista.

Urnas biométricas

Em abril o TRE também começou a realizar o recadastramento dos eleitores de Curitiba que votarão pelo sistema de urnas biométricas a partir do ano que vem. Todos os eleitores da capital precisam comparecer ao TRE até o dia 20 de janeiro de 2012 para atualizar as informações e cadastrar foto e impressão digital.

Para o cadastramento, é preciso levar o título de eleitor, comprovante de residência e documento com foto. O processo para registro da impressão digital e foto do eleitor demora de 10 a 20 minutos, segundo a assessoria do TRE.

Para agilizar o processo e evitar longas esperas, o eleitor pode dar andamento ao processo pela internet. Basta a acessar o site do TRE-PR e escolher a opção "Título net". Em seguida, o eleitor deve solicitar um novo requerimento e informar número do título, nome, data de nascimento, nome do pai e da mãe. O sistema também vai exige o número do documento e identificação e outros dados pessoais como profissão, grau de instrução e local de nascimento. Preenchidos todos os dados, o eleitor pode agendar o atendimento.

Eleitores nascidos em janeiro serão atendidos preferencialmente em abril. Nascidos em fevereiro e março em maio. Nascidos em abril e maio, podem comparecer ao TRE em junho. Já os nascidos em junho e julho devem regularizar a situação em julho. A partir desse mês, os eleitores devem realizar o cadastro no mês de aniversário. De acordo com o TRE, esta divisão tem por objetivo organizar o atendimento, mas o eleitor pode realizar o recadastramento em qualquer data até o dia 20 de janeiro do ano que vem.

Serviço

Os atendimentos no TRE são realizados das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Nesta terça-feira, 140 guichês estavam realizando os atendimentos. O TRE-PR fica na Rua João Parolin, número 224, no bairro Prado Velho.

Confira os prazos e documentos necessários para fazer o recadastramento

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]