• Carregando...
Relações do ex-presidente Lula com a construtora Odebrecht estão sendo investigadas. | Ricardo Stuckert/ Institulo Lula
Relações do ex-presidente Lula com a construtora Odebrecht estão sendo investigadas.| Foto: Ricardo Stuckert/ Institulo Lula

A presidente Dilma Rousseff pediu nesta segunda-feira (20) que seus ministros saiam em defesa pública do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigado pela Procuradoria da República no Distrito Federal por suposto tráfico de influência internacional e no Brasil a favor da Odebrecht.

Segundo a reportagem apurou, Dilma se disse “indignada” com a abertura de investigação contra o ex-presidente pela Procuradoria, na semana passada, e afirmou que “todas as autoridades” que entram em sua sala “falam dos interesses de empresas em seus países”.

“No mundo, reis, príncipes, presidentes e ex-presidentes defendem as empresas e interesses nacionais. No Brasil, querem dizer que isso é crime?”, indagou Dilma durante reunião de sua coordenação política.

Para Jaques Wagner, governo precisa saber ouvir críticas

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, afirmou nesta segunda-feira (20) que a posição do governo em relação à decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de romper com o Planalto, foi expressa na nota oficial divulgada na sexta-feira (17) destacando que era uma decisão pessoal, não do PMDB. “Foi uma decisão pessoal. O PMDB não acompanha”

Leia a matéria completa

Apesar das críticas recentes que fez à administração da sucessora, classificando-a como um “governo de mudos”, a avaliação de Dilma e de seus ministros é que Lula ainda é um dos principais fiadores da gestão da presidente e seria “prejudicial” para a recuperação do governo vê-lo tragado por denúncias desse tipo.

Com a abertura da investigação contra o ex-presidente, o petista virou alvo de um procedimento investigatório criminal. Com isso, o Ministério Público Federal tem a prerrogativa de utilizar todas as ferramentas investigativas, como fazer pedidos de quebras de sigilo bancário e telefônico.

Lula é suspeito de usar sua influência para facilitar negócios da Odebrecht com governos estrangeiros nos quais faz obras financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), principalmente na África e na América Latina.

A empreiteira bancou diversas viagens de Lula ao exterior depois que ele deixou a Presidência. O Ministério Público quer saber também se, durante essas visitas, Lula fez palestras e quem pagou por elas.

O Instituto Lula nega que o ex-presidente atue como lobista ou consultor e se diz surpreso com a investigação porque considera que houve pouco tempo para análise de material solicitado pela Procuradoria, entregue por eles na semana passada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]