• Carregando...
Barbosa: irritação sem saber sobre o que seria questionado | Ueslei Marcelino/Reuters
Barbosa: irritação sem saber sobre o que seria questionado| Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Arrependimento

Em nota, Joaquim Barbosa pede desculpas a jornalistas

Folhapress

Após o incidente com o repórter do jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, divulgou nota para pedir desculpas aos jornalistas. O ministro disse que estava tomado pelo cansaço e por fortes dores no corpo quando foi interpelado pelo repórter – Barbosa sofre de problemas de coluna.

"Trata-se de episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do ministro com a imprensa", afirma a nota divulgada pela assessoria de imprensa do STF. No texto, Barbosa diz reafirmar sua crença no papel da imprensa em uma democracia. "Seu apego à liberdade de opinião está expresso em seu permanente diálogo com profissionais dos mais diversos veículos." O ministro cita como exemplo encontro que fará na próxima quinta-feira com o coordenador da ONG Comitê para Proteção de Jornalistas, Carlos Lauria.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, perdeu ontem a compostura e chamou de "palhaço" um repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Também mandou o jornalista "chafurdar no lixo". O ministro do STF irritou-se ao ser abordado, na saída da sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Vários repórteres esperavam Barbosa ao fim da sessão para ouvi-lo sobre as críticas que recebeu de associações de juízes por ter dado entrevista a jornais estrangeiros, na semana passada, afirmando que existe uma cultura pró-impunidade no Judiciário brasileiro.

Antes que a primeira pergunta fosse feita, Barbosa atacou. O repórter apenas iniciou o questionamento: "Presidente, como o senhor está vendo…". Barbosa o interrompeu e não deixou que terminasse a pergunta: "Não estou vendo nada". O repórter tentou fazer nova pergunta, mas novamente foi impedido. "Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre", prosseguiu o presidente do STF.

O jornalista tentou questionar a razão do comportamento do ministro. "Que é isso ministro, o que houve?". Ainda exaltado, Joaquim Barbosa prosseguiu. "Estou pedindo: me deixe em paz. Já disse várias vezes ao senhor." O repórter disse que apenas queria fazer uma pergunta, o que é parte de seu trabalho. No mesmo tom, Barbosa afirmou que não responderia às perguntas. "Eu não tenho nada a lhe dizer, não quero nem saber do que o senhor está tratando", afirmou.

O assessor de imprensa do ministro tentou tirá-lo do lugar, pedindo para que Barbosa seguisse em frente. E quando estava à porta do elevador, na frente dos jornalistas, o presidente do STF chamou o repórter de "palhaço".

Repúdio

O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal divulgou nota de repúdio ao comportamento de Joaquim Barbosa. "É dever dos jornalistas buscar as notícias e questionar as autoridades sobre os mais variados assuntos. Integra a rotina da ocupação de cargos de destaque o entendimento sobre a relevância do serviço prestado pelos jornalistas, mesmo que em determinadas situações isso signifique solicitar reparações ou realizar questionamentos", disse a diretoria do sindicato, em nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]