• Carregando...
 | Roque de Sá/Roque de Sá/Agência Senado
| Foto: Roque de Sá/Roque de Sá/Agência Senado

O PSDB fechou apoio ao nome do senador tucano Aloysio Nunes (SP) para ocupar o cargo de ministro das Relações Exteriores. O nome foi levado nesta quinta-feira (23) ao presidente Michel Temer (PMDB) pelo presidente do partido, senador Aécio Neves (MG).

Caso Temer faça uma opção por uma indicação externo aos quadros do Itamaraty – o que hoje é a tendência mais provável –, Aloysio deve ser nomeado para a vaga, o que pode ser anunciado ainda nesta quinta-feira. Tucanos afirmam que o nome de Aloysio é o que o partido deseja ver no cargo, em substituição a José Serra, que deixou o ministério sob a justificativa de problemas de saúde.

José Serra é o 8.º ministro a deixar o governo Temer. Relembre outros casos

Leia a matéria completa

A indicação foi discutida com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que se mostrou feliz com o nome. Em defesa de Aloysio, os tucanos dizem que, além de ser um quadro preparado, ele segue a mesma linha ideológica de Serra, com um viés de combate ao “bolivarianismo” e, portanto, manteria o Itamaraty na mesma direção.

A indicação também satisfaz José Serra, que retomou nesta quinta seu mandato no Senado. Serra foi ao Palácio da Alvorada, onde se encontrou o presidente Michel Temer. Atualmente, Aloysio é líder do governo no Senado, cargo que pode ser usado para Temer para acomodar outro aliado caso de fato nomeie o tucano para o ministério.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]